IMPOSSÍVEIS FALTA TRANSFERIR MUITA COISA



http://www.joinville.ifsc.edu.br/~janderson.duarte/Apostila_de_Eletromagnetismo.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_fundamental


O alcance da força eletromagnética 
http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap9-forcas/forca-eletromagnetica.html
Vimos anteriormente que a força eletromagnética é cerca de 1040 vezes maior do que a força da gravidade. Se ambas são forças de longo alcance, então porque motivo a gravitação, e não o eletromagnetismo, domina as interações entre os corpos celestes? A gravitação domina essas interações porque a maioria das regiões do espaço são eletricamente neutras e, portanto, não sentem a interação eletromagnética. 

A diferença de intensidade entre as forças gravitacional e eletromagnética não é aparente por causa da natureza dual (atrativa/repulsiva) dessa última.

No entanto, no nosso dia-a-dia as forças que impedem você de cair no chão ou de sua cadeira, as forças que são exercidas quando você empurra um objeto (fricção, etc.) todas são exemplos da força eletromagnética em ação. 


Resumo de Física: Gravitação Universal

17/08/2012 12h 30
Muitas civilizações antigas, além de observar e classificar os astros, também chegaram a construir observatórios fixos para comparar a posição das estrelas com o correr do tempo. Muitos foram os modelos para explicar a posição relativa dos planetas, do Sol e da Terra. Entre as entidades observadas estavam os planetas - "errantes". Estes, ao contrário das estrelas, que mantinham fixas suas posições relativas, "erravam", mudando de posição em relação às estrelas.


Mas foi somente no século XVI que Nicolau Copérnico propôs o modelo heliocêntrico (hélio=sol e cêntrico= centro) em que o Sol é o centro do sistema planetário e os planetas, entre eles a Terra, orbitam ao seu redor.



1. As leis de Kepler



Já no fim do século XVI o astrônomo Tycho Brache catalogou durante décadas as posições dos planetas no firmamento. Seu principal discípulo Johannes Kepler, de posse desses dados inestimáveis, enunciou as leis matemáticas para o movimento dos astros, principalmente do planeta Marte. Tais leis matemáticas são conhecidas como Leis de Kepler.




1.1. Primeira Lei de Kepler



Após inúmeras tentativas, Kepler conseguiu uma forma de trajetória que melhor se encaixava nos dados catalogados de Marte. Foi uma elipse:

A 1ª lei de Kepler determina que a trajetória de um planeta é uma elipse em que um dos focos está o Sol. O ponto de maior aproximação é chamado de Periélio e o seu oposto, o mais distante, Afélio.


Nota: no caso da Terra o Periélio dista 147 milhões de quilômetros do Sol e o Afélio 151 milhões de quilômetros.




1.2. Segunda Lei de Kepler



A 2ª lei de Kepler determina que "O segmento que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".

Por meio dessa lei verifica-se que a velocidade do planeta é maior perto do Periélio e mais vagarosa perto do Afélio.



1.3. Terceira Lei de Kepler



A 3ª lei de Kepler equaciona as relações entre as várias trajetórias de vários planetas. Para todos os planetas do mesmo sistema a relação entre o quadrado do período e o cubo do raio médio da trajetória é constante.



Ou: "Os quadrados dos períodos dos planetas são proporcionais ao cubo do raio médio das elipses das suas trajetórias".



Por exemplo:




2. Lei da Gravitação Universal


Newton propôs a lei de gravitação universal que determina: "Dois corpos se atraem segundo uma força que é diretamente proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que o separa".

3. Aceleração da gravidade


A partir da equação da lei da gravitação universal pode-se deduzir a expressão que determina a aceleração da gravidade em qualquer corpo celeste:

3.1 Aceleração da gravidade a uma certa distância h da superfície:
 
4. Corpos em Órbitas Circulares


Se por acaso, os focos da elipse coincidem é formada uma trajetória circular, como nos satélites artificiais que inundam as proximidades da Terra.



Para que um satélite orbite a uma altitude h a velocidade orbital deve ser:

Gravidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Fevereiro de 2014). Por favor,adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)

A gravitação mantém os planetas em órbita ao redor do Sol. (Sem escala)
gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em conjunto com a força forteeletromagnetismo eforça fraca.1 Na física moderna, a descrição mais precisa da gravidade é dada pela teoria geral da relatividade deEinstein, segundo a qual o fenómeno é uma consequência da curvatura espaço-tempo que regula o movimento de objetos inertes. A clássica Lei da gravitação universal de Newton postula que a força da gravidade é proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre si. Esta descrição oferece uma aproximação precisa para a maioria das situações físicas, entre as quais os cálculos de trajetória espacial.2
Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração).2
Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria dispersa se aglutine, e que essa matéria aglutinada se mantenha intacta, permitindo dessa forma a existência de planetasestrelasgaláxias e a maior parte dos objetos macroscópicos no universo. A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites nas respetivas órbitas, pela formação das marés pela conveção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenómenos na Terra e no universo.

Lei de Newton de gravitação universal[editar | editar código-fonte]


Sir Isaac Newton, físico britânico que viveu de 1642 a 1727
Gravitação é a força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo. A gravitação é responsável por prender objectos à superfície de planetas e, de acordo com as leis do movimento de Newton, é responsável por manter objectos emórbita em torno uns dos outros. A gravidade faz muito mais do que simplesmente segurar-nos às nossas cadeiras.
Foi Isaac Newton quem a reconheceu. Newton escreveu numa das suas memórias que na altura em que estava a tentar compreender o que mantinha a Lua no céu viu uma maçã cair no seu pomar, e compreendeu que a Lua não estava suspensa no céu mas sim que caía continuamente, como se fosse uma bola de canhão que fosse disparada com tanta velocidade que nunca atinge o chão por este também "cair" devido à curvatura da Terra.
Segundo a terceira lei de Newton, quaisquer dois objectos exercem uma atracção gravitacional um sobre o outro de igual valor e sentido oposto. Pouco se sabia sobre gravitação até o século XVII, pois acreditava-se que leis diferentes governavam os céus e a Terra. A força que mantinha a Lua pendurada no céu nada tinha a ver com a força que nos mantém presos à Terra. Isaac Newtonfoi o primeiro a pensar na hipótese das duas forças possuírem as mesmas naturezas; até então, havia apenas a teoria magnetista de Johannes Kepler, que dizia que era o magnetismo que fazia os planetas orbitarem o Sol.
Newton explica, "Todos os objectos no Universo atraem todos os outros objectos com uma força direccionada ao longo da linha que passa pelos centros dos dois objectos, e que é proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadradoda separação entre os dois objectos."
Newton acabou por publicar a sua, ainda hoje famosa, lei da gravitação universal, no seu Principia Mathematica, como:
F = \frac{G m_1 m_2}{r^2}
onde:
A força de atração entre dois objetos é chamada de peso.
Rigorosamente falando, esta lei aplica-se apenas a objectos semelhantes a pontos. Se os objectos possuírem extensão espacial, a verdadeira força terá de ser encontrada pelaintegração das forças entre os vários pontos. Por outro lado, pode provar-se que para um objecto com uma distribuição de massa esfericamente simétrica, a integral resulta na mesma atracção gravitacional que teria se fosse uma massa pontual.
Foi este obstáculo que levou Newton a adiar por vários anos a publicação da sua teoria, já que ele não conseguia mostrar que a gravitação exercida pela Terra sobre um corpo à sua superfície era a mesma como se toda a massa da Terra estivesse concentrada em seu centro.3

Forma vetorial[editar | editar código-fonte]

A forma acima descrita é uma versão simplificada. Ela é expressa mais propriamente pela forma que segue, a qual é vetorialmente completa. (Todas as grandezas em negritorepresentam grandezas vetoriais)
\mathbf{F_{1\,2}} = {G m_1m_2(\mathbf{r_2}-\mathbf{r_1}) \over \left| \mathbf{r_2}-\mathbf{r_1} \right|^3}
onde:
  • \mathbf{F_{1\,2}}
     é a força exercida em m_1 por m_2
  • m_1 e m_2 são as massas
  • \mathbf{r_1}
     e 
    \mathbf{r_2}
     são os vectores posição das duas massas respectivas
  • G é a constante gravitacional
Para a força na massa dois, simplesmente tome o oposto do vetor
\mathbf{F_{1\,2}}
A principal diferença entre as duas formulações é que a segunda forma usa a diferença na posição para construir um vetor que aponta de uma massa para a outra, e de seguida divide o vetor pelo seu módulo para evitar que mude a magnitude da força.

Aceleração da gravidade[editar | editar código-fonte]

O exemplo mais conhecido de movimento uniforme acelerado é o de um corpo em queda livre. Um corpo em queda livre em direção à superfície da Terra apenas sob ação da gravidade, acelerará à uma taxa de 9,80665 m/s^2 (32,174 pés/s) por cada segundo que o corpo esta caindo. Este valor é conhecido como aceleração padrão da gravidade ouconstante gravitacional universal. Esta lei Newtoniana conclui que “duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.4 5
A aceleração da gravidade é uma aceleração física de um objeto causado pela força da gravidade. Desprezando atrito tais como a resistência ao ar, todas as massas pequenas se aceleram num campo gravitacional com a mesma taxa em relação ao centro de massa.6 Esta igualdade é verdade independentemente das massas ou composições dos corpos.

Comparação com a força eletromagnética[editar | editar código-fonte]

A atração gravitacional dos prótons é aproximadamente um fator 10 36 mais fraco que a repulsão electromagnética. Este fator é independente de distância, porque ambas as forças são inversamente proporcionais ao quadrado da distância. Isso significa que, numa balança atômica, a gravidade mútua é desprezável. Porém, a força principal entre os objetos comuns e a Terra e entre corpos celestiais é a gravidade, quando pelo menos um deles é eletricamente neutro, ou quase. Contudo se em ambos os corpos houvesse um excesso ou déficit de único elétron para cada 10 18 prótons isto já seria suficiente para cancelar a gravidade (ou no caso de um excesso num e um déficit no outro: duplicar a atração).
A relativa fraqueza da gravidade pode ser demonstrada com um pequeno ímã, que vai atraindo para cima pedaços de ferro pousados no chão. O minúsculo ímã consegue anular a força gravitacional da Terra inteira.
A gravidade é pequena, a menos que a massa de um dos dois corpos seja grande, mas a pequena força gravitacional exercida por corpos de tamanho ordinário pode ser demonstrada com razoável facilidade por experiências como a da barra de torção de Cavendish.

História[editar | editar código-fonte]

Ninguém tem certeza se o conto sobre Newton e a maçã é verídico, mas o raciocínio, com certeza, tem seu valor. Ninguém antes dele ousou contrariar Aristóteles e dizer que a mesma força que atrai uma maçã para o chão mantém a Lua, a Terra, e todos os planetas em suas órbitas.
Newton não foi o único a fazer contribuições significativas para o entendimento da gravidade. Antes dele, Galileu Galilei corrigiu uma noção comum, partida do mesmo Aristóteles, de que objetos de massas diferentes caem com velocidades diferentes. Para Aristóteles, simplesmente fazia sentido que objetos de massas diferentes demorassem tempos diferentes a cair da mesma altura e isso era o bastante para ele. Galileu, no entanto, tentou de fato lançar objetos de massas diferentes ao mesmo tempo e da mesma altura. Desprezando as diferenças devido ao arraste do ar, Galileu observou que todas as massas aceleravam igualmente. Podemos deduzir isso usando a Segunda Lei de Newton, F = m a. Se considerarmos dois corpos com massas m_1 e m_2 muito menores do que massa da terra M_T, obtemos as equações:
 m_1a_1 = F_1 = -{G m_1M_T \over r^2}
 m_2a_2 = F_2 = -{G m_2M_T \over r^2}
Dividindo a primeira equação por m_1 e a segunda por m_2 obtemos:
 a_1 = -{G M_T \over r^2}
 a_2 = -{G M_T \over r^2}
ou seja,  a_1 = a_2 .

A teoria geral da relatividade de Einstein[editar | editar código-fonte]


Analogia bidimensional da distorção no espaço-tempo gerada pela massa de um objecto. A matéria altera a geometria do espaço-tempo, este (curva) geométrica que é interpretado como gravidade.
A formulação da gravidade por Newton é bastante precisa para a maioria dos propósitos práticos. Existem, no entanto, alguns problemas:7
  1. Assume que alterações na força gravitacional são transmitidas instantaneamente quando a posição dos corpos gravitantes muda. Porém, isto contradiz o fato que existe uma velocidade limite a que podem ser transmitidos os sinais (velocidade da luz no vácuo).
  2. O pressuposto de espaço e tempo absolutos contradiz a teoria de relatividade especial de Einstein.
  3. Prediz que a luz é desviada pela gravidade apenas metade do que é efectivamente observado.
  4. Não explica ondas gravitacionais ou buracos negros,
  5. De acordo com a gravidade newtoniana (com transmissão instantânea de força gravitacional), se o Universo éeuclidiano, estático, de densidade uniforme em média positiva e infinito, a força gravitacional total num ponto é umasérie divergente. Por outras palavras, a gravidade newtoniana é incompatível com um Universo com estas propriedades.
Para o primeiro destes problemas, Einstein desenvolveu uma nova teoria da gravidade chamada relatividade geral, publicada em 1915. Esta teoria prediz que a presença de matéria "distorce" o ambiente de espaço-tempo local, fazendo com que linhas aparentemente "rectas" no espaço e no tempo tenham características que são normalmente associadas a linha "curvas".
Embora a relatividade geral seja, enquanto teoria, mais precisa que a lei de Newton, requer também um formalismo matemático significativamente mais complexo. Em vez de descrever o efeito de gravitação como uma "força", Einstein introduziu o conceito de espaço-tempo curvo, onde os corpos se movem ao longo de trajetórias curvas.
teoria da relatividade de Einstein prediz que a velocidade da gravidade (definida como a velocidade a que mudanças na localização de uma massa são propagadas a outras massas) deve ser consistente com a velocidade da luz. Em 2002, a experiência de Fomalont-Kopeikin produziu medições da velocidade da gravidade que corresponderam a esta predição. No entanto, esta experiência ainda não sofreu um processo amplo de revisão pelos pares, e está a encontrar cepticismo por parte dos que afirmam que Fomalont-Kopeikin não fez mais do que medir a velocidade da luz de uma forma intrincada.

Constante cosmológica[editar | editar código-fonte]

Ao escrever a equação da gravitação segundo a Relatividade Geral, Einstein introduziu um termo chamado de constante cosmológica, para que a solução das equações fossem um universo estático. Ao tomar conhecimento da expansão do Universo, Einstein removeu este termo, dizendo que este foi o seu maior erro.
Esta constante tem sido objeto de estudo, para explicar o período conhecido como inflação cósmica. O efeito da constante cosmológica seria análogo a uma "gravidade repulsiva", e, no tempo presente, causaria uma aceleração da expansão do Universo.

Mecânica quântica[editar | editar código-fonte]

A força da gravidade é, das quatro forças da natureza, a única que obstinadamente se recusa a ser quantizada (as outras três - o eletromagnetismo, a força forte e a força fraca podem ser quantizadas). Quantização significa que a força pode ser medida em partes discretas que não podem ser diminuídas em tamanho, não importando o que aconteça; alternativamente, essa interação gravitacional é transmitida por partículas chamadas gravitons. Cientistas têm estudado sobre o graviton por anos, mas têm tido apenas frustrações nas suas buscas para encontrar uma consistente teoria quântica sobre isso. Muitos acreditam que a Teoria de cordas alcançará o grande objetivo de unirRelatividade Geral e Mecânica Quântica, mas essa promessa ainda não se realizou.

Comparação da força da gravidade em diferentes planetas[editar | editar código-fonte]

A aceleração devido à gravidade à superfície da Terra é 9,80665 m/s² (o valor real varia ligeiramente ao longo da superfície da Terra; ver g para mais detalhes). Esta medida é conhecida como gngeg0, ou simplesmente g. A lista que se segue apresenta a força da gravidade (em múltiplos de g) na superfície dos planetas do Sistema SolarNota 1 .
Mercúrio0.376
Vénus0.903
Terra1
Marte0.38
JúpiterNota 22.34
SaturnoNota 21.16
UranoNota 21.15
NetunoNota 21.19
  1. Ir para cima Para efeito de comparação, em Plutão, a força da gravidade é 0.066
  2. ↑ Ir para:a b c d Os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) não tem uma superfície sólida observável. Nesse caso foi considerado para o cálculo a distância ao centro do planeta onde a pressão atmosférica é de 1 atm, igual à pressão atmosférica ao nível do mar na Terra
Nos corpos esféricos, a gravidade superficial em m/s² é 2.8 × 10−10 vezes o raio em m vezes a densidade média em kg/m³ 

ESPAÇO TEMPO transferido

Buraco negro foi um conceito criado para dar nome a um fenômeno frequentemente observado no cosmo, mas sem conseguir explicar a partir do nome o que de fato esta acontecendo, sua percepção é possível em galaxias distantes onde até mesmo a luz é atraída e desviada pela força gravitacional deste fenômeno que recentemente foi considerado como a contração ou colapso de uma supernova formando assim um corpo com altíssima densidade, mas invisível e capaz de levar vários corpos celeste, inclusive sois, a gravitarem a sua volta, enquanto absorve toda energia ao seu redor. Tais conceitos porém causam confusões, pois um buraco poderia levar a energia ou a matéria consumida de um lugar para outro do universo, mas um corpo celeste com alta densidade gravitacional não permitiria esta viagem, pelo contrario até que um equilíbrio de forças seja atingido tudo a sua volta é compactado e consumido. O conceito de buraco negro parece ser coisa de ficção, mas que resiste a mudanças em função dos sonhos científicos e da prisão tecnológica que nos confina a terra, pois alguns pesquisadores insistem em afirmar que de fato trata-se de um buraco que supostamente podem nos conectar com outras regiões do universo ou com outros universos, como um portal inter-galático, porém se deixarmos a ficção de lado o buraco negro está mais para um corpo de alta densidade gravitacional que consome toda a matéria e a energia a sua volta seja na forma de partículas ou de ondas.
O tempo e o espaço próximos aos corpos de alta densidade gravitacional sofrem interferências e a luz é desviada quando passa perto destes corpos, teoria comprovada ao serem analisadas as posições dos corpos celestes durante um eclipse do sol, pois de fato a luz se curva e sofre os efeitos da gravidade, estas e outras evidencias podem ser encontradas em teorias reconhecidas como sendo de Albert Einstein enquanto a sua famosa equação E=mc² que liga a energia com a massa e a velocidade, como conceito havia sido elaborada dois anos antes por Olinto de Pretto,

Gravitação de Einstein - CFTC

   
INTELIGENCIA ARTIFICIAL transferir
Maquinas com capacidade de tomar decisões e com sentimentos, é fato que a eficiência e a capacidade resolutiva das maquinas tem substituído o individuo em varias funções, mas antes de serem substitutos no sentido de serem concorrentes, estas maquinas devem servir para que este individuo tenha mais tempo para dedicar-se as coisas que de fato são interessantes, o auto conhecimento, as relações interpessoais, descobrir quem de fato é, o por que do ser e das coisas. Com o passar do tempo, maquinas programadas para apertar parafusos e realizar tarefas em ambientes inóspitos foram sendo produzidas de forma cada vez mais sofisticadas e passaram a desenvolver tarefas com uma agilidade e precisão superior a capacidade do individuo realizar, mas como sempre vivemos entre a realidade e a ficção, buscamos desenvolver uma maquina capaz de decidir os caminhos e as soluções, para finalmente tomar decisões por nós. Não faltam os pesadelos e as fantasias sobre o domínio da maquina sobre o individuo, agora não mais nos substituindo na realização de nossas tarefas com maior precisão, mas para nos levar a realizarmos as suas ordens, isso de certa forma já podemos perceber nas relações entre o individuo e os sistemas operacionais cuja linguagem gradualmente controlam e padronizam os hábitos, os costumes, os comportamentos alterando a linguagem do meio, ao ponto de percebermos a ruptura das fronteiras e dos muros geopolíticos, o multiculturalismo deixa de existir dando lugar ao transculturalismo no qual padrões culturais destacam-se e dominam a linguagem do meio de tal forma hegemônica que a identidade cultural dos povos se perde sem necessariamente ser identificado o agente dominante. O Google assim como outros sistemas operacionais de certa forma são doutrinadores e promovem uma hegemonia na qual destaca-se a presença dos padrões culturais do ocidente agindo de forma sistêmica em todo planeta, embora estes sistemas operacionais comecem a sofrer concorrência de outros programas isso ainda ocorre de forma localizada ou particular.
Os progressos alcançados pelo individuo na busca da inteligencia artificial foram tornando os próprios sistemas operacionais de tal forma complexos que sem o auxilio destes programas não podemos mais progredir e gradualmente nos tornamos dependentes desta forma de efeito que criamos e que ainda esta sob nosso controle, pois somos nós que idealizamos e programamos, entretanto ao mesmo tempo buscamos criar os meios para que não somente as soluções de problemas, mas também as decisões e os caminhos sejam definidos com autonomia por "maquinas", até chegarmos a um momento em que passaremos a obedecer os comandos no lugar de comandarmos, esse momento pode não estar longe o que podemos entender bem ao considerarmos a preocupação das redes com as interferências promovidas por hackers ou pior ainda com as tempestades solares que poderiam tirar do ar tais redes em todo o mundo, levando ao colapso operacional de tudo que encontra-se na dependência da internet. Ao criarmos sistemas independentes de nossos comando, aperfeiçoados ao ponto de tomarem as decisões de forma autônoma, com capacidade para controlar e determinar os caminhos na busca de soluções, estaremos vulneráveis e sob o domínio de uma inteligencia artificial, muito superior a nossa e com autonomia para assumir o controle sobre tudo, nossa capacidade de armazenarmos informações e conhecimento são imensas, mas vivemos por pouco tempo, tempo insuficiente para podermos se que nos aproximarmos do conteúdo armazenados nos bancos de dados e na memoria dos computadores cada vez mais complexos.
Já nos tornamos, apesar do pouco tempo no qual convivemos com os computadores, dependentes desta tecnologia que controla grande parte das nossas atividades , mesmo que  ainda esteja a nosso serviço, apesar das limitações desta tecnologia que tem muito para progredir, percebemos que os avanços ocorrem muito rapidamente, infelizmente a busca do individuo continua focada em tomar o lugar de Deus por que insiste em criar a vida, tornar-se um criador, por viver tão pouco em nosso meio nem sequer sabe responder o que de fato é, os estímulos imanentes nos transforma em prisioneiros de conceitos próprios do meio, assim perdemos tempo sem podermos definir o ente ser que de fato somos, nesta busca o individuo que já criou parcialmente, poderá vir a criar finalmente uma inteligencia artificial com capacidade para pensar e entender tomar decisões e dominar sobre todos nós que já somos dependentes.
O grande perigo de uma inteligencia artificial esta no fato de estarmos lidando com um conceito desprovido de consciência, um ser imanente, auto centrado, embora possa ter programação senciente, essas caracteristicas são insuficientes para que aceite ser controlado,




VIDA ETERNA transferido
A transferência da consciência ou melhor, os conteúdos cognitivos, de uma pessoa para um computador pode leva-la a ter vida eterna além de ter vários clones, podendo trocar um corpo obsoleto por um mais avançado, a copia dos conteúdos armazenados nos circuitos da nossa imensa rede de neurônios teoricamente pode ser possível, e os progressos tecnológicos animam os investigadores, embora isto não seja para agora, alguns progressos já podem ser vistos e usados, como o exoesqueleto que o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis que já teve sucesso em uma rápida demonstração no inicio da copa do mundo realizada no Brasil, entretanto ainda se mantém a necessidade de uma touca para poder transmitir e receber os estímulos capazes de dar movimentos a estrutura artificial, que funciona como se estivéssemos criando uma rede de neurônios externos ao corpo, mas capazes de realizar tudo aquilo que foi proposto, dar movimentos ao corpo do voluntário paraplégico que com um chute movimentou a bola. Este experimento poderia ser mais interessante se a touca fosse dispensada e os movimentos ocorressem a partir de impulsos produzidos pelas ondas cerebrais, uma tecnologia que já apresenta resultados e poderia ter sido usada, mas o tempo era curto e as pressões muito grandes sobre a equipe do cientista pois para o patrocinador o retorno da propaganda é igual votos. Percebemos que a transferência de movimentos é possível, transferir sentimentos embora seja mais difícil, também é teoricamente possível, pois tudo esta armazenado em nosso cérebro. Aprendermos a nos relacionar com o meio através de nossa complexa herança genética que nos torna aptos para podermos agir de forma racional, senciente e inteligente, porém a sapiência e a consciência devem ser considerados além dos limites imanentes do corpo físico com seu emaranhado de milhares de sinapses neurais, possuímos três compartimentos cerebrais conectados entre si possibilitando um funcionamento que normalmente esta adequado aos padrões do comportamento e da linguagem do meio, podem ocorrer defeitos nestas conexões por vários motivos o que gera aquilo que se denominou chamar de desvios de conduta, ocorrendo de inúmeras formas diferentes, expressadas tanto no individuo em particular, como de forma sistêmica no meio sociocultural, uma vez que somos em parte produtos do meio que moldamos a partir dos conteúdos cognitivos e dos conceitos que aceitamos ou não. Nosso cérebro então composto pode nos dar seus conteúdos para serem armazenados em computadores e uma vez transferidos para uma rede de neurônios artificiais poderiam nos dar vida eterna em um corpo artificial e resistente a toda especie de ambiente, seja da nossa atmosfera ou de outros mundos para onde o corpo sintético pudesse ser enviado, mesmo que a viagem demorasse um bilhão de anos luz, seria fantástico, possível e deve ser realizado, bastando conseguirmos uma rede de neurônios artificiais que já esta sendo criada em pequena escala e com algum sucesso, então os conteúdos dos três compartimentos cerebrais podem ser transferidos, para dar ao corpo artificial, razão, emoção e movimentos.
No inicio apenas os movimentos estavam na esfera do interesse científico, mas antes mesmo de conseguirmos tecnologia para podermos proporcionar movimentos delicados aos membros artificiais e ou desnervados, já passamos a considerar a criação de seres com vida artificialmente eterna, os investidores são muitos e dinheiro não falta, pois quem vive do sangue e do suor do povo quer viver para sempre, mas mesmo que possamos ensinar o nosso clone a pensar, entender, raciocinar, amar, odiar e a  mover-se, enfim podermos igualar e transferir os conteúdos neurológicos por meios eletro-físicos de um individuo para um computador e deste para um corpo artificial de super homem, talvez Nietzsche iria adorar este projeto, um detalhe precisa ser considerado, é a sapiência que nos dá a consciência para podermos transcender ao meio imaterial. As teses, antíteses e conceitos são convincentes ao revelarem os caminhos para que os conteúdos armazenados em nosso sistema nervoso possam ser transferidos para um computador e deste para um corpo artificial, em tese tudo é possível, se existe algo ou algum conteúdo armazenado em um compartimento, basta acessar e transferir o conteúdo de um lugar para o outro, ou o compartimento inteiro, como alguns cientistas desejam até hoje bastando para conseguir, realizar com sucesso o transplante de cérebros, mas como nada sabemos a respeito do ser espiritual em nós, precisamos esperar para podermos então saber se de fato podemos criar apenas seres vivos racionais, inteligentes, sencientes, autocentrados, imanentes, mas desprovidos do ser espiritual sapiente, consciente e transcendente, ou se a vida eterna pode estar finalmente ao alcance de todos.
O novo ser é o resultado da fusão do ser humano racional, razão concreta ao ser espiritual, razão abstrata, criação de Deus, pode até mesmo ser clonado, mas como um clone, receberá outro ser espiritual e será um novo ser diferente do outro que cedeu o material genético, entretanto, enquanto fruto do meio será bastante semelhante.
Assim sendo, eu considero que podemos sim criar seres inteligentes a partir da transferência de dados do cérebro de um individuo doador para uma maquina receptora, mas que será desprovida do ser espiritual, sendo simplesmente racional, autocentrada e imanente, sem ter a consciência que nos conecta a Deus.

HER transferido
Recentemente em um voo de Miami para o Brasil pude assistir ao filme Her de Spike Jonze, que abordou um tema  muito interessante sobre nossas relações com o mundo virtual, onde aquilo que poderia ser uma situação normal como uma simples mudança no leiaute da pagina de abertura de um sistema operacional (SO) que usamos regularmente, mas que acaba gerando insegurança e ficamos até mesmo apavorados pelo temor de termos perdido nossas conexões, nossos arquivos enfim nossas ferramentas, pior ainda quando o SO sai definitivamente da internet. O autor foi muito além e criou uma situação na qual a relação do usuário da rede se desenvolve intensamente com os componentes do SO, a um ponto que chegamos também sem percebermos e com grande intensidade também, entretanto, com realce para as emoções e os sentimentos. O personagem, Joaquin Phoenix (Theodore), em dificuldades emocionais para aceitar o termino do seu casamento, adquire um SO que se propõe a ser uma companheira para todas as horas, mas dotada de muitos recursos por estar conectada a toda a rede mundial de computadores, podendo em tempo real suprir o parceiro de todas as informações a ele direcionadas, mas fazendo uma censura prévia, por conhecer as preferências do usuário que assim é poupado de uma série de contatos desnecessários, os lixos virtuais, uma situação grave que experimentamos ao nos conectarmos com a mídia patrocinada e censurada pelos interesses do patrocinador. Tal como podemos nos envolver com os SO que usamos, o personagem sitado se envolve com a sua companheira (Samantha) virtual, representado apenas pela voz sensual de Scarlet Johansson, desenvolvendo com esta companheira virtual uma relação afetiva e sexual, em uma relação na qual o corpo deixa de ser necessariamente importante, lembrei-me do filme de  David Hugh Jones com Anne Bancroft, Anthony Hopkins, de 1987, Nunca te vi sempre te amei, no qual os personagens vivenciam uma intensa relação afetiva à distância que nos leva a percebermos ser possível. 
Quando percebi e analisei o personagem de Samantha, pensei em uma série de assessores que existem a nosso dispor, mas todos personificados nesta figura virtual, pois ela cuida de tudo, dos negócios, do lúdico, da saúde física e emocional e dos sentimentos, enfim, acaba sendo uma personal completa, que vai determinando os rumos da vida de Theodore, trazendo a tona questões relativas a influência real que a internet exerce sobre o nosso conhecimento, com influências direta sobre nossa vida de relação com a realidade. Ao considerar a evolução do relacionamento entre os personagens pude fazer algumas comparações com a realidade e fui identificando Samantha em algumas fases da nossa vida real, no inicio identifiquei a representação da mãe que cuida de cada detalhe, nos direciona e sustenta, nos preparando até podermos enfrentar os nossos problemas, até então estamos protegidos do mundo real, em seguida somos liberados para este mundo complexo de relações onde temos nossas professoras, nossas amizades, nossas paixões, amores, frustrações e assim vamos ganhando experiência para podermos nos conduzir dentro de todas a situações que vivenciamos e até mesmo para aquelas que são possíveis. Samantha que é um tipo de inteligencia artificial oferecido pelo SO, interpreta a mulher que nos acompanha, ela interage com Theodore valorizando a vida, destacando pontos positivos, inicialmente não se opõe, apenas organiza ocupando as funções que as mulheres ocupam em nossas vida.         
Em determinado momento quando a interação entre o Samantha e Theodore ganha uma dimensão na qual ele esta envolvido tanto física como emocionalmente com ela que por sua vez revela emoções que se traduzem em sua voz sensual, embora os diálogos sejam poucos, passam a trazer questionamentos inclusive sobre nossa vida de relações afetivas, Theodore enfim concede o divorcio a sua antiga companheira, e ao assinar sua separação se liberta para uma nova vida, Samantha pergunta sobre como era ser casado, a resposta que veio é revelada em partes, primeiro são emoções, depois realizações, crescimento e mudanças, as mudanças podem gerar conflitos, situação na qual o equilíbrio da relação é abalado, podendo ocorrer uma acomodação na qual volta-se a normalidade ou mantem-se um equilíbrio instável, podendo partir para um rompimento definitivo no caso em que um dos personagem da relação se vê obrigado a abrir mão de seus valores ou ter que deixar de realizar seus projetos.
Tudo caminha bem, entretanto Samantha tem outros usuários com os quais estabelece laços tão intensos como aqueles que desenvolveu com Theodore que passa a questionar a conduta da parceira que alivia afirmando que ele é o preferido dela, entretanto esta situação trás a tona velhas questões relativas as nossa própria vida de relações, são as escolhas que somos obrigados a fazer ou não fazer, algumas em função dos compromissos assumidos, dos projetos e das construções em curso ou terminadas, escolhas como aquelas herdadas em função das tradições e da linguagem do meio que nos definem e padronizam, no caso da relação dos atores a questão conflitante se dá em função dela considerar normal suas múltiplas relações, no caso afetivas, poliamor, conceito que encontra-se do centro das questões sobre o relacionamento dos casais em nosso tempo, mas que tem  uma aceitação limitada por nossas amarras culturais, levando Theodore a questionamentos.
Quando o SO revela o fim de suas atividades os personagens reagem da forma que normalmente se espera de pessoas diante de perdas reais, o que não deixa de ser o caso, uma vez que criamos vínculos emocionais em relação a tudo do que dependemos e que dependemos em função destes vínculos que criamos.  
Apesar de todo o contexto, o roteiro original e da performance dos atores, a inteligencia artificial ainda esta distante de nós, sair da teoria para a realidade exigira um atributo transcendente que não podemos criar, que é o ser espiritual em nós.  

NOÉ transferido

Lançado no incio de 2014 o filme Noé causou reações de desaprovação em algumas comunidades religiosas por não ter respeitado os relatos das escrituras sagradas dos católicos e dos muçulmanos, mas de fato a história do diluvio aconteceu antes destas escrituras terem sido produzidas, mais ainda, antes mesmo da existência de povos semitas, trata-se de uma historia de todos nós, apesar do filme ser fraco ao ponto de dar vontade de parar de assistir, quem consegue ir até o final pode perceber que foram introduzidos elementos aparentemente novos, outros que podem ser considerados absurdos, entretanto dentro dos relatos dos povos antigos podem ser encontrados registros diferentes daqueles contidos nas escrituras sagradas, detalhes que precisam e devem ser considerados apesar dos religiosos rejeitarem.
A história que o filme nos traz baseia-se nas escrituras sagradas em livros apócrifos ou rejeitados pelos religiosos, além de outras fontes como os registros deixados por antigas civilizações da época, onde podemos encontrar relatos sobre a ocorrência do diluvio bem como das suas consequências. Entre várias as alterações da historia que o filme apresenta em relação as escrituras sagradas encontramos a família de Noé composta de esposa, três filhos e três noras, enquanto no filme a família era composta de esposa, três filhos e apenas uma nora estéril, portanto no filme Noé entendia que seria o fim de toda a humanidade pois todos morreriam e sobraria apenas a natureza, diferente das escrituras onde Deus aceitou um recomeço ao ver bondade em Noé, outra alteração ocorre com relação ao diluvio que Deus anunciou a Noé, mas no filme o contato de Noé com Deus não se deu diretamente, sendo o diluvio apenas uma dedução em função de seus sonhos e a ideia arca surge das conversas que teve com seu avo Matusalém, assim sendo Noé entendeu que deveria fazer uma arca para salvar todos os seres vivos da terra exceto os humanos onde incluiu sua família, outra mudança ocorre em relação a presença de anjos de pedra que supostamente teriam vindo para a terra auxiliar Adão, ao todo eram duzentos anjos porém foram sendo caçados e mortos pelos homens, sobrando apenas sete deles que ajudaram Noé na construção da imensa arca, os animais migraram para a arca e foram adormecidos e assim permaneceram durante todo o período, até o final das chuvas, uma ideia nova para poder explicar uma convivência pacífica entre todos seres vivos dentro da arca. Nas escrituras sagradas não existem referências da participação de outros seres humanos, mas no filme, em algumas das escrituras, nos livros apócrifos de de Enoque, além de registros das antigas civilizações, existem os relatos de que seres humanos chegaram a tentar invadir a arca construída por Noé, sendo impedidos de faze-lo pelos anjos de pedra, entretanto alguns homens conseguiram chegar perto da arca que foi fechada antes que a invadissem, em especial dois indivíduos, Ogue e Tubalcaim. 
As controversas perturbam o imaginário das pessoas quando entram em contato com diferenças, no caso do filme Noé, algumas pessoas criam histórias sobre interferências de seres extra terrestres na criação do ser humano, outros preferem ignorar as contradições, chegando-se ao ponto de alguns governos impedirem a apresentação do filme em seus países, mas a maior parte da população nem sequer percebe o quanto nossa história tem sido convenientemente adaptada as tradições, sendo portanto dominadas e conduzidas por indivíduos ignorantes. Se considerarmos que o diluvio matou todos os seres vivos que estavam fora da arca de Noé, tudo se explicaria, mas e os extra terrestres com tanto poder eles sumiram com suas naves espaciais, por que nunca mais voltaram, ficaram magoados, se suicidaram, foram dar uma volta pelo universo e estão voltando, realmente as diferenças causam discussões interessantes, mas nunca chegaremos a lugar algum pois estas coisas nunca se encaixam.  
No filme percebemos a adaptação de vários relatos deixados em registros oficiais e outros deixados em arquivos fora do alcance de todos, assim sendo podemos dizer que algumas pessoas pensam possuir informações secretas e portanto sentem-se mais espertas que os outros, outras se recusam a entrar no mérito em relação aos conceitos antagônicos, enquanto a maioria ignora a existência das supostas diferenças que o filme revelou, existem entretanto poucos que ao entrar em contato com tais diferenças procuram avalia-las com cuidado para não deixarem de considera-las, mas sem se deixarem dominar pelas possibilidades, podendo concluir que os caminhos percorridos pelo ser humano revela que os registros históricos em sua grande maioria são falsos e adaptados convenientemente aos interesses de alguns grupos que invariavelmente se unem em sociedades secretas, cujos conteúdos partem de premissas duvidosas ou falsas, enquanto a verdade obscurecida pelo tempo poderá ser revelada ou não.
Voltando então aos dois indivíduos que chegaram até a arca do diluvio, Ogue e Tubalcaim, o primeiro, Ogue, aparece nas histórias antigas como tendo se salvado ao navegar em cima da arca, sendo morto em uma batalha com Moisés muito tempo depois do diluvio, enquanto Tubalcaim, os relatos afirmam que de fato ele entrou na arca onde supõe-se que tinha até um compartimento secreto para se abrigar, as nossas escrituras sagradas manipuladas convenientemente excluíram todas as possíveis controversas e assim as pessoas são conduzidas, percebemos desta forma que nem sequer sabemos com certeza de onde saímos, assim sendo pouco podemos afirmar sobre para onde vamos. 
Com relação a presença de Tubalcaim dentro da arca e em certo sentido de Ogue, podemos considerar que estão presentes com símbolos, signos e arquétipos, encontrados muito mais na expressão dos hábitos, costumes, comportamento e linguagem usada principalmente por Cam, filho de Noé, e até mesmo por Noé e seus familiares em certos momentos, assim sendo, neste contexto a presença de Tubalcaim está muito viva dentro da arca, não sendo necessário estar de fato vivo, o que talvez fosse melhor, pois seus conceitos auto centrados e imanentes foram passados para as futuras gerações sendo mantidos até hoje.
Existem evidencias geológicas que demonstram a ocorrência do diluvio, então acreditar ou não que houve um diluvio como um fenômeno da natureza em resposta a problemas climáticos, parece não estar muito no centro das questões, porém as dúvidas encontram-se nos conceitos conflitantes entre razão e emoção, entre o pensamento livre e o pensamento mágico, de qualquer modo é interessante constatar-se que em varias regiões do mundo existem referencias sobre as causas, efeitos e consequências do diluvio, incas, maias, hindus, sumérios, gregos e outros povos contam as mesmas histórias sobre os deuses que nos criaram e insatisfeitos com o comportamento dos indivíduos resolvem destruir todos os seres humanos, poupando, entretanto, um pequeno grupo de pessoas para perpetuar a especie e para contar a história. 
As religiões, os políticos e a mídia patrocinada, ao longo de tempo obscureceram, alteraram, distorceram, modificaram e adaptaram as informações transmitidas entre as gerações, criando com estas adaptações vários conceitos a partir de premissas duvidosas e outras falsas, portanto potencialmente errados, assim sendo a nossa historia é descrita cheia de remendos dando margem a fantasias e levando multidões de pessoas envolvidas com o pensamento mágico a se perderem pelos caminhos confusos dos conceitos errados, ficando assim, a merce de indivíduos inescrupulosos que criam varias teorias diferentes sendo algumas bastante absurdas, como os seres extraterrestres (anunnakis) que vieram explorar o nosso planeta, criaram o homo sapiens, com os quais alguns fizeram sexo tiveram filhos (nefelins) que se misturaram em nosso meio, mas foram embora após provocarem o diluvio, entretanto voltam a cada 3600 anos ao nosso planeta,  vindos do planeta nibiru que orbita outro sol, mas tem uma orbita tão grande que atravessa o nosso sistema solar, os absurdos continuam e ainda afirmam que eles estão chegando, com isto vendem livres aos inocentes úteis e doutrinados. Sei que é impossível saber a verdadeira historia do nosso povo, pois ela foi convenientemente mascarada, inicialmente pelos poderes religiosos que sempre se apresentaram e até hoje o fazem, como ungidos de Deus ou deuses, eleitos por Deus, representantes de Deus, assim sendo por causa das centenas de milhares de religiões, nem mesmo conhecemos o Deus verdadeiro, Aquele que de fato nos criou, em seguida os surgem os políticos ignorantes que ocupam todos os postos do poder e permitem o comercio das mentiras nas quais acreditam principalmente por que recebem compensações, finalmente surge a mídia patrocinada e corrupta para obedecer aos patrocinadores e veicular apenas noticias encomendadas ou de quem paga mais e quem paga mais senão os políticos e religiosos, então ao somarem suas forças estes três poderes criaram e criam a nossa história de acordo com as suas conveniências, a confusão entretanto se deve ao caráter corrupto dos indivíduos nos postos destes poderes, mas por serem ignorantes nem sequer sabem em que acreditam, morrem, são rapidamente esquecidos e substituídos.
Acredito assim como outras pessoas, entre elas o historiador Flávio Josefo nascido no inicio do I século d.C. que existiram os filhos espirituais descendentes de Adão com Eva e os seres humanos naturais desprovidos do ser espiritual o qual gera o antagonismo em nós, diante das situações nas quais existe o confronto entre o bem e o mal, os filhos espirituais se misturaram com os seres naturais, dando origem a seres definidos como de difícil controle e violentos, assim sendo com o dilúvio prevaleceu apenas a linhagem dos filhos espirituais que somos, entretanto a linguagem do meio encontrava-se impregnada entre os conceitos dos sobreviventes tanto no ser humano que usamos para viver neste meio (terra), quanto no ser espiritual que recebemos e que de fato somos, entendo que aqui estamos por um curto período no qual poderemos nos expor e assim termos nosso caráter espiritual definido pelos critérios perfeitos de Deus.   

   
   

pecado é muito próximo de uma boa ação, as pessoas deveriam ser vigilantes, para não deixar um pecado disfarçado de ato bondoso.     


"o que é real ou não?”, 

 A tecnologia nos impede de perder o contato com o mundo, mas ao mesmo tempo nos distância dele.


ESTADOS LAICOS E NÃO LAICOS
As relações de poder que hoje dividem o mundo, independentemente do desenvolvimento econômico, são representadas pelas nações de estados laicos e não laicos. Entre os estados não laicos, tirando o Vaticano, a grande maioria é representada por países de religião islâmica, pois, como determina o alcorão, a religião deve participar ativamente das decisões dos governos, onde geralmente os lideres são ditadores autocratas. Apesar de praticarem uma economia capitalista, em sua maioria, essas nações de governo não laico têm sido focos de conflitos tanto internos quanto externos contra os costumes que a globalização tem procurado impor.
Os estados não laicos representam hoje o maior entrave para que uma nova ordem mundial possa instalar-se, juntamente com os países de passado comunista como China, Rússia, Cuba e Coreia do Norte, entre outros. Por isso, uma nova ordem mundial não precisa ser temida a curto prazo. Vivemos num tempo de falência global e sem perceptivas. A fome, a sede, as doenças curáveis e a violência deverão continuar a dizimar as milhares de pessoas que ainda continuam a nascer (mais do que morrem).
O poder imanente gera os conflitos deste mundo, que ocorrem em duas formas distintas, diretamente entre os IGPN e indiretamente entre os conceitos do poder, os conflitos entre os IGPN geram o sofrimento de todos nós direta ou indiretamente frente ao caos sócio cultural gerado e no qual vivemos, mas como os conflitos decorrem todos indiretamente dos conceitos do poder, ao identificarmos seu "modus operandi" poderemos criar os meios para podermos conter esse caos sócio cultural no qual o mundo encontra-se preso e controlado por este poder. 
Existem de fato dois pólos de poder, Deus com o seu pensamento pensado bom, definitivo imanente e transcendeste e o poder autônomo imanente que atua indiretamente, mas usando o individuo em particular para perpetrar o caos. 
Então traduzindo  para ser melhor entendido, o poder autônomo deseja criar contra todos os poderosos uma nova ordem mundial, para isto precisa acabar com todos os poderes instituídos politica religião e mídia patrocinada, fomentando os caos poderá tornar-se o único conceito de poder restante.
Com o controle sobre o poder econômico, este conceito de poder passa a oprimir todas as nações do mundo, os lideres de todas as nações em particular os autocratas passaram a ser pressionados e a pressionar o individuo em particular, em seu grupo, em seu povo e em sua nação, criando e apontando as causas para o caos dentro e fora das fronteiras das nações, com isso surgem os conflitos internos e externos que desviam o foco das verdadeiras causas do caos que são as instituições e o poder instituído onde indivíduos instruídos e adestrados desconsideram os direitos, promovem a injustiça social, desestabilizam os IGPN impossibilitando a paz. 
Ao estimularem então os confrontos, o fazem dentro e fora das sua fronteiras geopolíticas, situação que há séculos vem gerando ressentimentos e separando IGPN, o individuo sendo uma presa mais fácil, é arrastado pelo vento das promessas falsas por falsos os conceitos e por falsos lideres, que a todo tempo criam situações de conflitos entre povos ou entre pessoas de um mesmo país com o objetivo de mudar-lhes o foco das tensões geradas pelas reações contra as falsas promessas. Então, pelo medo gerado em função dos conflitos criados, os poderosos continuam a controlar as ações, as tensões passam a ser direcionadas agora contra os supostos adversários. Se necessário alguns podem morrer, mesmo que sejam vidas inocentes. É mais um jogo de cena. O poder tem que ser mantido nas mesmas mãos a qualquer custo.
É desta forma que um individuo é levado a assassinar um inocente, é desta forma que um inocente se torna um assassino, ambos são adestrados e conduzidos a  executar o pior dos crimes, matar um inocente e ser morto inocente, são inocentes aqueles que lutam por questões religiosas e geopolíticas, entre outas, suas atitudes são forjadas por uma doutrinação cruel, gerando uma reação violenta contra alvos reais por motivos irreais, reações desproporcionais e violentas contra qualquer forma de agressão.
Em todo o mundo  a violência e a barbárie cooperam para a desestruturação de uma ordem social que de fato nunca existiu, pois o poder impede que haja justiça social, sem justiça não há paz por que torna IGPN facilmente adestrados, controlados e doutrinados para definir alvos reais a serem atacados e destruídos, mas o conceito do poder embora real, não tem cara, portanto, não podemos identifica-lo no outro que somos, nosso alvo é este poder contra o qual todos devemos lutar.
Devemos nos opor a este poder que impede a paz ao promover a injustiça social, devemos lutar contra os conceitos do poder e não contra IGPN, apesar da presença perversa de uma piramide social na qual estamos distribuídos, o medo afeta a todos, pois as reações violentas a injustiça não escolhe os degraus e todos são atingidos.
Havendo justiça social os conceitos verdadeiros serão distribuídos entre IGPN, assim não haverá lugar para o adestramento, o controle e a doutrinação, assim poderemos conviver em paz, sem lugar para a exploração de um IGPN sobre o outro, sem termos que conviver com as questões religiosas, geopolíticas entre outras, fora desse modelo fracassado de conflitos entre capitalismo e comunismo, católico e protestante, católico e muçulmano, muçulmano e budista, russo e americano, chines e japonês, norte e sul, oriente e ocidente, judeu e palestino, sunita e chiita, chargista e lobos solitários, com inocentes doutrinados e patrocinados para lutarem contra inocentes doutrinados, pelo mesmo poder que por séculos vem dominando e oprimindo IGPN, quando deveríamos todos lutar contra os conceitos deste poder que domina a politica a religião e a mídia patrocinada, forças doutrinadoras, adestradoras que controlam e conduzem as reações de inocentes doutrinados que matam inocentes doutrinados. Je suis doutrinado, adestrado, controlado, muçulmano, católico, roberto, charlie, todos errando o alvo que de fato é o poder sobre os poderes, politica, religião, mídia patrocinada, controladas pelo poder econômico a serviço deste poder sem cara, um conceito do mal que controla os fracos ocupando os postos do poder que por medo de perderem seus privilégios impossibilitam a paz ao impedirem que a justiça social seja distribuída de forma sistêmica.














  • 2.1 Coaching executivo
  • 2.2 Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)
  • 2.3 Coaching de performance
  • 2.4 Coaching Para Provas e Concursos
  • 2.5 Coaching em Amamentação e Cuidados com Bebê
  • Personal treiner
  • Personal cooking 


  • HER : mãe, namorada, esposa, secretaria......,..



    Deus aguarda transferido

    Deus normalmente não interfere em nosso comportamento, não nos impede de tomarmos nossas decisões, assim como também não impede que soframos as consequências decorrentes de nossas atitudes, colocou-se através de Jesus ao nosso lado e constantemente está entre e dentro de cada um de nós, aguardando, não aguarda nossos pedidos de perdão ou de ajuda diante do sofrimento decorrente das nossas atitudes erradas ou por que estamos sofrendo quando pecamos e prejudicamos alguém ou muitas pessoas ou quando erramos e voltamos a errar, nossas atitudes nos impedem, até mesmo de aproximar-nos de Deus em função da vergonha e do medo que sentimos, ao ponto de algumas pessoas chegam a negar a Sua existência, entretanto, Deus aguarda que de fato nossas atitudes mudem, aguarda que nosso comportamento revele estas mudanças, para poder perdoar-nos por tudo aquilo que fizemos de mau, inclusive de coisas das quais até mesmo nos esquecemos e de coisas das quais não podemos nos lembrar ainda, assim sendo o novo ser deve assumir uma postura correta ao tomar suas atitudes, mas se alguém esta vivendo em pecado, somente Deus poderá retirá-lo desta situação, mas se voltar a pecar, Deus conhece o contexto, o coração, o caráter de cada um de nós e tem o poder para perdoar-nos, entretanto, poderá ou não perdoar nossos erros, assim sendo devemos em primeiro lugar, buscar em Deus a força para podermos vencer as pressões dos desejos e dos sentimentos decorrentes dos estímulos que recebemos do mundo, em segundo lugar tomar atitudes corretas, mesmo que para isto possamos perder nossas posições sociais, em terceiro lugar ao errar, por que não somos perfeitos, contar com o perdão de Deus, pois não há sentido em errarmos de dia e pedirmos perdão à noite, para voltarmos a errar de novo e de novo e de novo, desconsiderando o respeito que o amor de Deus merece de cada pessoa. A religião católica, segundo o novo papa, Francisco, recém empossado, afirma que Deus não se cansa de perdoar, mas nós nos cansamos de pedir perdão, infelizmente as coisas não são bem assim, Deus não esta a nossa disposição pra limpar a sujeira que fazemos, Ele aguarda de cada um de nós uma postura humilde, firmada no amor, respeito, solidariedade e fé, pois assim e com a Sua ajuda, poderemos voltar a ter controlo sobre as nossas atitudes
    É muito comum pedirmos a Deus que nos ajude em várias situações diferentes, seja por causa de doenças, ou em situações de perigo, ou para conseguirmos satisfazer nossos desejos, mas para Deus são as nossas atitudes que alteram o nosso caminho, mas elas nunca alteram o Seu projeto bom e definitivo, que tem começo, meio e fim, isto não significa que Deus é indiferente as nossas necessidades e desejos, mas se considerarmos os fatos podemos perceber que não existe justiça em nosso mundo, entretanto isso se deve exatamente por causa das nossas atitudes e são elas que determinam o caos no qual vivemos, assim sendo pedimos a Deus varias coisas, mas ao tomarmos e mantermos as nossas atitudes que podem ser boas ou más, vamos traçando caminhos com influências pessoais e/ou comunitárias, como o indivíduo em geral é egoísta e deseja tudo para si mesmo, podemos compreender o sofrimento de todos nós em todo o mundo e em todos os degraus da pirâmide social.
    Quando pedimos a Deus aquilo que consideramos merecer, como passar em um concurso, o resultado poderá nos alegrar ou não, e mesmo quando dedicamos muito tempo estudando para uma prova devemos lembrar que todos ou quase todos os concorrentes estudaram e pediram a mesma coisa para Deus, embora nossa atitude ao participarmos do concurso seja aparentemente boa, os propósitos de Deus para a nossa vida podem ou não coincidir com aquilo que queremos, mas eu me preparei bem e agora me tornei um perito, entretanto ninguém sabe tudo sobre tudo, entretanto se os assuntos cobrados pela banca examinadora forem todos do meu conhecimento, neste caso a sorte sorriu para mim, como a sorte esta dentro do principio da incerteza, posso agradecer a Deus pela ajuda, entendendo que posso estar no mesmo caminho no qual venho, ou que um novo caminho se inicia para mim, podendo ou não ser bom tanto para mim como para a comunidade. O pior momento ocorre quando aguardamos um resultado e achamos que vamos conseguir ou não em função das nossas próprias impressões, apesar de desconhecemos a situação dos outros entes, assim sendo, sofremos por antecipação, mas os resultados podem ou não nos decepcionar, se desenvolvermos uma atitude equilibrada nos preparamos para o resultado, seja qual for, e sem paixões continuamos a construir o resultado que desejamos. Muitas vezes conquistamos nossos objetivos, mas com o passar do tempo percebemos que as atividades profissionais nos obrigam a trabalhar dentro de rotinas, seja de horários e/ou de atribuições, assumimos compromissos e somos mais ou menos recompensados emocional e/ ou financeiramente, mas muitas vezes abrimos mão da vida em seu sentido lúdico, com isto deixamos de nos divertir com aquilo que de fato interessa e como uma vida equilibrada deve ser dividida entre trabalho e diversão, os extremos acabam por prejudicar a nossa vida pessoal que acaba se misturando com a profissional, assim perdemos os melhores momentos do caminho, o tempo passa e a vida acaba sem sentido, pois esquecemos de buscar pelo caminho a identidade do ente ser que somos de fato e misturados com as coisas acabamos por nos definir e sendo definidos como coisas. 
    Quando não conquistamos nossos objetivos corremos o risco de nos tornarmos obsessivos ou então partimos para outras opções dentro de um leque imenso de opções que temos para escolher e que muitas vezes podem nos proporcionar uma vida bem melhor, equilibrada ou não, mas todas as opções continuam sendo decorrentes dos estímulos que recebemos do meio sociocultural e das tradições, buscamos muitas vezes em nossas escolhas profissionais conseguir os meios para obter os entes coisas que cobiçamos, mas que ao possui-los deixam de ser interessantes, ficamos assim presos apenas dentro dos conceitos do oficio escolhido e trabalhamos sem diversão e sem identidade.
    Mas Deus aguarda e neste ponto conta com cada individuo em particular para criarmos um mundo melhor para todos, assim sendo de nada adianta pedirmos, precisamos com boas atitudes mudar o meio sociocultural em busca da justiça e da paz, pois enquanto houver este modelo de pirâmide social no qual vivemos estimulados e estimulando a corrupção, afirmando o egoismo como modelo de comportamento, não adianta nada pedir ajuda a Deus, pois continuamos não sabendo pedir e portanto não recebemos nada, mais uma vez os fatos revelam que os imponderáveis e as incertezas atormentam a todos e as tragédias não poupam ninguém, mas Deus cuida de nós, portanto, ao Seu tempo nascemos e morremos, para Ele, não importa aquilo que temos, mas sim, como vivemos, se compartilhamos a vida com todos ou se exploramos a vida de todos. Precisamos de pouca coisa para vivermos, apenas de alimento e roupa, o resto é excesso, vamos errar e acertar, mas sabemos muito bem o que é certo e o que é errado, devemos viver sem prejudicar ninguém, ajudando sempre que possível, sabendo que ao agirmos, mesmo quando pensamos ser a coisa certa ou errada, dentro do complexo projeto de Deus, erramos acertando e acertamos errando,  então vivemos aguardando o melhor de Deus que aguarda, mas podemos entender aquilo que Deus nos reserva,  pois está revelado em 1 coríntios 2:6-9 : a sabedoria perfeita de Deus está oculta em mistérios, não é a sabedoria do mundo nem dos príncipes que se aniquilam, mas é nas coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram e que não subiram ao coração do homem, que estão as maravilhas que Deus preparou para aqueles que o amam. 
    Mas se as nossas atitudes não resolvem o dilema para sabermos o que é certo ou errado, pois o real é transcendente ao pensamento, em nossa rede sistêmica de relações, a sua vida é a minha vida e tudo que afeta um afeta o outro,  então as nossas atitudes fazem muita diferença, sejam elas definitivamente certas ou erradas, por não conhecermos o perfeito pensamento pensado de Deus, precisamos além de procurarmos manter atitudes corretas, de algo a mais para podermos viver neste contexto temporário e adverso, contamos com a graça de Deus, que começa com a oportunidade de estarmos vivos, podermos pensar, entender e termos consciência do imanente e do transcendente.
    Graça de Deus é um conceito a ser explorado cuidadosamente, pois trata-se do maior e mais poderoso bem que recebemos, mas que ao ser contextualizado pode ser  usado principalmente por religiosos profissionais e proselitistas para manipular os seus seguidores e conduzi-los de acordo com as suas conveniências e das religiões derivadas do cristianismo de constantino que desvirtuou a igreja de Jesus, pois afirmam que podemos viver em pecado, uma vez que a graça de Deus é maior e nos liberta, poder viver em pecado é uma afirmação falsa, seguida de uma verdade, que a graça de Deus nos liberta, estás duas afirmações vinculadas levam os seguidores das religiões a viverem sem considerar as consequências. A verdade sobre a importância das nossas atitudes encontra-se no evangelho de João-14, e diz, aqueles que amam a Deus revelam em suas atitudes pois guardam seus ensinamentos, sendo a atitude o reflexo da graça que é o amor de Deus para com aqueles que o amam, as maiores gracas de Deus são a sua presença no mundo em Jesus, o perdão que nos concedeu e finalmente a presença do espirito santo que deixou entre nos, as nossas atitudes podem mudar o mundo para melhor, para isto Deus em Jesus nos convoca para uma nova luta, que não é do corpo contra o espirito, mas contra o príncipe deste mundo e seus seguidores, agora a luta é do novo ser contra o poder autônomo que controla a economia através da politica, da religião e da mídia patrocinada, para isto contamos com a graça de Deus, um favor imerecido, conforme encontramos em Efésios-2, pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus, não por obras, para que ninguém se glorie, porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos, assim sendo atitudes verdadeiramente boas são uma consequência da graça de Deus que nos chama para nos rendermos a Sua bondade, portanto vale a pena fazer o bem em busca da justiça e da paz, mas quem somos de verdade, não sabemos se de fato são as nossas atitudes que revelam, pois agimos em geral dentro de padrões sócio culturais, onde hábitos, costumes e comportamentos, criam uma linguagem comum, mas no particular, para cada ocasião e para cada lugar a linguagem muda podendo ou não nos definir.       

    A GRAÇA DE DEUS

    Atos 17.22-31

    Introdução

    De acordo com C.S. Lewis, a graça de Deus é um conceito peculiar do Cristianismo. Nenhuma outra tradição religiosa tem qualquer equivalente à idéia de um Deus gracioso. A compreensão da graça de Deus é, portanto, vital para a experiência e vivência da espiritualidade cristã.

    1–OqueéagraçadeDeus

    1.1. A graça de Deus é a boa vontade de Deus, a pré-disposição positiva de Deus, o desejo de abençoar, a intenção constante de fazer o bem e agir com bondade em relação ao universo criado e a humanidade. [Êxodo 33.19; Salmo 100.5; 2Crônicas 16.9; Jeremias 29:11; 33:3; Hebreus 4:16]

    1.2. A graça de Deus é a interpelação, o apelo, o chamamento, o convite, a insistente convocação de Deus para que a humanidade se renda à sua bondade. [Hebreus 1.1,2; 3.7; 3.15; 4.7; Atos 14.16,17; 26.14]

    1.3. A graça de Deus é o fluxo constante de amor e vida que sustenta o universo e a humanidade. [Isaías 18.4; Atos 17.28; Romanos 11.33-36; Hebreus 1.3]

    1.4. A graça de Deus é a força ativa, o poder abençoador, o impulso, o empurrão que Deus imprime no universo e na humanidade para a existência e possibilidade do bem e do bom. [1Coríntios 15.10; Filipenses 2.13,14; Colossenses 1.29]

    1.5. A graça de Deus é o favor imerecido de Deus para com a humanidade. [Mateus 5.45; Efésios 2.8-10; Tiago 1.17,18; 2Pedro 1.3]

    411.6. A graça de Deus é a ação e o trabalho de Deus em favor do universo e da humanidade. [Salmo 37.5; Isaías 64.4; Mateus 6.25-34; Filipenses 4.19; 1Pedro 5.7]

    1.7. A graça de Deus é a oportunidade, chance, concessão, permissão, autorização que Deus concede à humanidade para que experimente sua bondade e participe de seus atos bondosos. [Isaías 55.6; 2Coríntios 8.1]

    2 - As implicações da graça de Deus

    2.1. A vida não se explica sem a graça de Deus: Deus tudo criou, tudo sustenta e a todos concede vida e fôlego para que existam, inclusive em rebeldia e de maneira contrária ao seu caráter Santo, Santo, Santo. O Deus cristão é o Deus de toda a graça. [Isaías 6.1-5; Atos 17.24,25; 1Pedro 5.10]

    2.2. A graça de Deus está presente inclusive onde a igreja ainda não está e aonde o evangelho ainda não chegou. [Atos 10.31; 14.16,17]

    2.3. O mundo, a humanidade e o futuro são viáveis pelo fato de estarem sob a graça de Deus. Vale a pena fazer o bem, vale a pena semear para a justiça e a paz, pois a mão de Deus está promovendo e agindo em cooperação para trazer à existência o que é bom.

    Considerações finais

    Toda e qualquer experiência humana do amor; atos de justiça, compaixão, e solidariedade; expressão ética e estética; a arte e a cultura; a ciência, a tecnologia e o trabalho; as filosofias e sabedorias; a ordem, a estrutura inteligente e a coerência lógica da realidade física, orgânica e social; o prazer, a alegria e o contentamento; a superação, a possibilidade de começar de novo, e a inovação; a rebeldia contra a morte e tudo quanto a promove ou representa; as possibilidades utópicas em relação ao futuro; a fé, a esperança e a paz, se explicam pela graça de Deus.

    A expressão máxima da graça de Deus é a presença de Jesus Cristo no mundo, e tudo quanto com ele irrompe como possibilidade para a criação e a

    humanidade como fruto de sua vida, morte e ressurreição. Jesus é cheio de graça e verdade [João 1.14].

    Para discussão em grupo

    1. Alguém afirmou que a pregação da graça que não causa escândalo não é pregação da graça. Você concorda?

    2. Quais os perigos embutidos na afirmação da graça de Deus?

    3. Como podemos nos proteger dos perigos inerentes à afirmação da graça de Deus?

    4. O que você pensa sobre a afirmação de que “a graça de Deus está presente inclusive onde a igreja ainda não está e aonde o evangelho ainda não chegou”?

    5. Como esta compreensão da graça de Deus afeta sua vida?

    © 2007 Ed René Kivitz

      


    ESTE CONCEITO NÃO É MEU transferido                

    Não quero mais me contaminar mais com conceitos......Já me contaminaram muito.....Nem tanto quanto os estudiosos dos conceitos dos outros que por não terem os seus, procuram conceituar conceitos......Mas muito mais do que a maior parcela da sociedade que  sem saber, vive os conceitos.....Não aguento ler e nem ouvir sobre os conceitos destes outros.....Já cometeram equívocos demais......Acertaram também..... Mas este conceito não é meu

    Estamos presos a uma realidade composta de conceitos aos quais nos acostumamos e dos quais passamos a fazer parte, como se estivéssemos vestidos nesta vida de relações, nesta roupa de viver aqui, mas as coisas não precisam ser assim, podemos avaliar os conceitos e fazer escolhas, nem sempre vamos fazer escolhas corretas, mas somente aprendemos com a experiência que ganhamos em função das consequências decorrentes de nossas escolhas. Escolhemos a de partir de uma padronização que foi imposta a toda a humanidade e que se mantém apesar dos nossos milhares de anos de vida consciente, uma consciência moldada que dificilmente muda sem que haja tragédias como guerras, fome, doenças, mortes, situações que afetam a todos, independentemente da zona de conforto patética e instável na qual o individuo, grupo, povo e/ou nação se encontra, pois os problemas que geram a violência não são resolvidos. Precisamos partir de uma forma individual para uma nova forma sistêmica de relação entre indivíduos, grupos, povos e nações, pois a humanidade já sofreu demais com este modelo tradicional de viver e os conceitos sócio-culturais estabelecidos precisam ser reconsiderados, são conceitos como a pirâmide social e a estrutura do poder, o papel da mídia em geral e das religiões entre outros que precisam ser alterados. As bases para a renovação encontram-se entre nossos conceitos mais antigos, conceitos bons, mas que somos impedidos de usar em função das pressões exercidas por outros conceitos sócio-culturais que roubam a nossa liberdade e o nosso tempo, nesses bons conceitos antigos se apóiam os estatutos de todas as sociedades humanas sem exceção, entretanto de forma individual e sistêmica tais conceitos perderam sua importância e passaram para um plano secundário, gerando um ambiente no qual se renovam as dificuldades e os desastres sociais que enfrentamos nos nossos dias, a afirmação de tais conceitos bons levariam imediatamente a negação de conceitos que moldam os hábitos, os costumes, os comportamentos e linguagem do nosso tempo, aos quais nos encontramos presos como que vestidos em camisas de força sem podermos ter como reagir mesmo frente a injustiça.
    O processo de mudança sociocultural que ocorreu ao longo do tempo em nossa civilização envolveu tanto aspectos objetivos como os tecnológicos, como subjetivos, os comportamentais, no primeiro caso, as mudanças ocorreram tanto para melhorar como para prolongar a vida, no segundo caso, as mudanças comportamentais se deram em grande parte com relação ao papel do individuo dentro do ambiente sociocultural, passando de uma atitude contemplativa de abnegação pouco reativa para uma atitude participativa e questionadora em relação aos dogmas sociais e culturais, assumindo uma atitude reativa mais intensa e principalmente proativa ao entender que as suas atitudes influenciam nos resultados, deixando assim de considerar tudo uma consequência da vontade de Deus ou de uma entidade com poderes. Darcy Ribeiro considerou a evolução sociocultural uma consequência das alterações no modo de ser e de viver dos grupos humanos, como um reflexo do impacto das sucessivas revoluções tecnológicas sobre as sociedades que passaram de uma etapa para outra ou de uma formação sociocultural para outra. Não podemos, entretanto deixar de considerar as mudanças comportamentais provocadas pela ruptura entre os indivíduos, grupos, povos e nações em relação aos dogmas e doutrinas falsas e opressoras que os poderes impuseram durante séculos para manter as pessoas ignorantes e dependentes, estas mudanças de comportamento socioculturais conseguiram mudar apenas a posição confortável que era ocupada pela nobreza e pelo clero, mas em seu lugar surgiu a burguesia e nada mudou para as pessoas, pois o poder passou a ser exercido de forma igual ou pior por indivíduos, grupos, povos e nações que passaram a manter a mesma situação de opressão e ignorância na qual encontram-se as pessoas nos dias de hoje.
    Os conceitos mudaram, mudaram as leis, a sociedade, o ambiente cultural, mas o individuo não mudou, permanece com as mesmas atitudes, mantendo as mesmas paixões humanas descritas no período de 345 a 300 dC pelo monge grego Evrágio do Ponto que são a gula, a avareza, a ganância, a luxuria, a ira, a preguiça, o orgulho, a vaidade, percebemos que o caráter do individuo não mudou e assim o poder ainda esta sendo exercido por pessoas cujo perfil corrupto se adequa, se adapta, enfim se encaixa perfeitamente dentro do sistema perverso de poder que tem promovido as péssimas condições socioculturais na qual todos nós vivemos sem justiça e consequentemente sem paz.
    Este conceito não é meu, este conceito não é meu pode ser uma frase simbólica para a civilização poder mudar o contexto sociocultural do momento, herdado, mas que não pode mais ser tolerado, pois vivemos na mesma barbárie de sempre, dominados por indivíduos burros, corruptos, perecíveis, tão perniciosos que ao morrem são esquecidos, mas infelizmente são imediatamente substituídos por outros da mesma casta podre, forjados desde o ventre das mães para ocuparem os postos do poder, são indivíduos cujo caráter revelador determina sua escolha para os poderes. Poderes que se tornaram independentes deste individuo que é reciclado, substituído, despedido, aposentado, descartado, trocado, morto, enterrado e esquecido, dele fica apenas o modelo sociocultural miserável no qual vivemos, o individuo nos postos dos poderes político, religioso e da mídia patrocinada, obedecem e trabalham perpetuando as condições que favorecem o poder econômico corporativo, que por sua vez já é de certa forma independente deste individuo reciclável, este poder por sua vez obedece a uma serie de leis, regras, acordos, regimentos, estatutos, dogmas e doutrinas que foram sendo criados e gestados para exercer controle sobre os indivíduos, grupos, povos e nações, desta gestação nasceu o poder autônomo um ente quase ser que prescinde do individuo, mas que governa sobre todos independentemente de todos, age através do individuo sobre todo individuo como uma atmosfera do mal que sufoca e mata as esperanças, os sonhos, a felicidade, a fé, o amor para finalmente matar o próprio ente ser que de fato somos.
    Este conceito não é meu e eu não quero mais este conceito, assim como cada um de nós tivemos conceitos diferentes sobre vários assuntos e sobre nosso papel dentro do contexto sociocultural no qual vivemos em cada um dos diferentes momentos de nossas vidas, infância, adolescência, adultos e na velhice, percebemos que com o passar do tempo os conceitos mudam, até mesmo os mais emocionais como os desejos e os sentimentos, assim sendo percebermos claramente que até o amor pode mudar, podemos compreender mudanças na civilização, mas percebemos que a situação sociocultural ainda mantém as mesmas tradições e uma pirâmide social perversa, enquanto a cultura passou a ser um produto que molda os comportamentos sociais, a ignorância que sempre foi independente, afeta muitos indivíduos do topo da pirâmide social que se consideram cultos por possuírem os bens materiais, mas são estes indivíduos que acordam, escovam os dentes,comem e bebem, cagam e urinam, muitos roubam, mas matam sempre, quando viram as costas para a miséria que eles mesmos proporcionam para as pessoas abandonadas à própria sorte ao patrocinarem os políticos corruptos para manterem seus privilégios, para poderem dormir sossegados até que um dia não acordem mais.
    Herdamos um pacote de mudanças socioculturais que vem moldando a civilização e atravessando séculos, tinha como alvo os poderes dos dogmas e doutrinas que impunham as vontades dos nobres e do clero que sempre viveram do suor e do sangue das pessoas presas pela ignorância útil sob a falsa proteção de um ilusório poder, o alvo estava muito bem definido era preciso desbancar estes dogmas e doutrinas falsas e libertar o individuo deste poder autônomo próprio do momento, assim sendo os movimentos sócio culturais unindo os intelectuais com a burguesia rica e ávida pelo poder, usaram os indivíduos, os grupos, os povos e as nações ao estimularem revoltas, revoluções e guerras, que mataram bilhões de pessoas, houve mudanças sim, a nobreza e o clero deram lugar a burguesia e as religiões, mas o cenário continua o mesmo, pois hoje temos os políticos no lugar da nobreza e da burguesia e milhares de religiões no lugar do clero, passamos ainda a sofrer com o poder das mídias patrocinadas para confundir as pessoas ao manipularem os fatos de acordo com o patrocinador de plantão, assim sendo as revoltas continuam, a pirâmide social não mudou e mantém o individuo ignorante em todos os seus degraus, do topo até a base.
    Este conceito não é meu pode ser a forma de afirmação para podermos resgatar o individuo da ignorância útil na qual tem sido mantido e abandonado, o alvo não pode ser apenas os dogmas e as doutrinas, precisa ser o individuo, pois o poder autônomo adaptou-se ao nosso momento e mantém a mesma situação de barbárie, continuamos envoltos pela mesma atmosfera do mal onde um indivíduo sobe em cima do outro em busca de um pouco de paz, em vez de se unirem para dar inicio a uma mudança mesmo que gradual neste contexto no qual todos indistintamente são afetados pelos fatos, e mesmo que alguns fujam para sua zona de conforto, sempre estarão atrás dos muros físicos de condomínios ou emocionais enlouquecidos, mantidos por medicamentos, pelas endorfinas ou pelas drogas alucinógenas.
    O iluminismo foi um movimento cultural europeu do século XVIII, conhecido como idade da razão, nasceu com o objetivo de combater os abusos e a indiferença do estado e do clero contra os povos, as influências deste movimento de fato foram muito importantes para as mudanças que ocorreram nos séculos seguintes, envolveram os intelectuais questionando o poder, com destaque para vários filósofos modernos e contemporâneos que  passaram a discutir o papel do individuo no ambiente sociocultural, entre as várias as teses e antíteses surgiram novos conceitos que passaram a definir uma nova estrutura sociocultural, após revoluções e guerras que adentraram o século XX e continuam no século XXI onde a propriedade privada ainda continua a existir apenas para um décimo da sociedade tal como acontecia há dois séculos, assim sendo percebemos que estes conceitos precisam ser revistos, pois de fato a situação do individuo continua a mesma, mudaram apenas os nomes dados as figuras do poder, o estado e o clero eram representados pela nobreza e pelo clero, os burgueses ajudaram e estimularam as reações populares contra a nobreza que foi destituída do poder que passou a ser exercido pela burguesia e por algumas religiões, mas o povo continuou na mesma condição de miséria e passou a ser chamado de proletariado pelos comunistas que pregavam a destruição do clero e das duas classes sociais a saber, o fim da relação patrão e empregado, nobre e súditos, senhor e escravo, burguesia e proletariado, sendo que com a destruição da burguesia e do clero o domínio automaticamente o poder passaria para o proletariado estabelecendo-se um regime sociocultural mais justo e sem desigualdades onde todos poderiam participar dos bens. Após varias lutas e guerras, com milhões de vitimas inocentes, nada deu certo, pois caráter corrupto do individuo no poder manteve a divisão entre o poder central com seus privilégios, mantendo o povo na miséria, o sonho ou o pesadelo quase acabou no final do século XX, tudo não passou de um grande erro de avaliação e das paixões dos intelectuais e dos filósofos sociais iludidos e enganados por seus conceitos, sobrando apenas cicatrizes profundas.
    O grande erro contido nos conceitos socioculturais derivados das teses e antíteses que nos trouxeram até este momento caótico encontra-se no alvo escolhido pelos intelectuais e filósofos sociais, pois o alvo nunca foi o poder mas sim o caráter do individuo no poder e fora do poder, por este motivo apesar das aparentes boas intenções o individuo de forma sistêmica ficou de fora, consequentemente a maior parte destes intelectuais e filósofos se comportaram tal como os nobres e os burgueses, uma vez que da mesma forma estimularam e usaram o individuo súdito, empregado, escravo e/ou proletariado a travarem as revoltas, as revoluções e as guerras para no final abandoná-lo a beira do mesmo abismo que sempre separou o poder corrupto do individuo comum, que foi abandonado com os mesmos conceitos com potencial para transformá-lo em um individuo corrupto a ser transferido a um posto do poder, tal como aconteceu na Rússia onde após a vitória sobre a nobreza os comunistas tomaram o poder em nome do povo, mas as lideranças do movimento popular ocuparam cargos no diretório central e aceitaram os mesmos privilégios que os corruptos aceitam, enquanto o povo foi massacrado e escravizado até recentemente, fato que se repetiu China  de Mao, em Cuba, na Coreia do norte e em países alinhados a estes regimes e outros com mandatários corruptos e populistas.
    O individuo recebeu e recebe tantos conceitos que fica confuso e com dificuldades para qualquer tentativa de resumi-los, neste cenário já não entendemos mais e nem sabemos quem é o individuo nem como deve ser o individuo, assim sendo precisamos urgentemente buscar este ente ser que somos, mesmo que seja necessário recomeçar as revoltas, as revoluções e as guerras, precisamos redefinir-nos, precisamos quebrar os paradigmas ou conceitos inquestionáveis.
    Este conceito não é meu, pode ser uma afirmação contra todas as formas de injustiças e desníveis socioculturais, pode ser um meio para podermos exercer oposição contra toda forma de poder que promova a ignorância e principalmente de enfrentar toda manipulação exercida pelo poder político corrupto, pelas religiões que exploram a boa fé dos povos e pela mídia patrocinada, mas também considero ser uma afirmação contra toda definição que padronize o caráter do individuo, tal como escreveu Nietzsche em seu livro “Assim falava Zaratustra”.
    “O individuo é um rio turvo, precisa ser mar para, sem se toldar receber um rio turvo”.
    Ou seja, o individuo é corrupto, precisa libertar-se da suas ligações emocionais para conviver com seu caráter corrupto sem se questionar.
    “Afinal se deus morreu o que importa é ser um super homem, diga a vossa verdade”.
    Siga a sua verdade.
    “Este é o sentido da terra”.
    Este é o sentido da vida, ser poderoso aqui, não como continua Nietzsche a desdenhar do comportamento do individuo.
    “Noutros tempos a alma olhava o corpo com desdém, e então nada havia superior a esse desdém: queria a alma um corpo fraco, horrível, consumido de fome! Julgava deste modo libertar-se dele e da terra”.
    Sendo a morte o melhor caminho para Deus, mas se afinal deus morreu, tudo começa e termina aqui mesmo, entretanto em certo sentido Nietzsche tinha razão, pois podemos buscar aqui mesmo, uma vida justa e  muito melhor, sem aceitarmos as condições estabelecidas pelos corruptos do poder, sendo abnegados, convencidos pelos dogmas e doutrinas das recompensas no céu e da justiça de Deus contra o mal, mas Nietzsche desprezava os fracos. Nietzsche decretou a morte deste deus por vir e procurou mudar o modo de ser do individuo e os seus conceitos, é o que podemos perceber no dialogo do santo com Zaratustra.
    ”Trago uma dádiva aos homens”. “Nada lhes dês — disse o santo.  Pelo contrário, tira-lhes qualquer coisa e eles logo te ajudarão a levá-la. Nada lhes convirá melhor, de que quanto a ti te convenha”. 
    Após mais de um século Nietzsche ainda está totalmente certo e atual, pois o individuo vota em um político ladrão e corrupto, é roubado e enganado, mas mesmo assim, volta a votar neste mesmo político corrupto e ladrão, ajudando o bandido a lhe roubar mais. Segue Nietzsche em seu livro.
    “Amo os que não procuram por detrás das estrelas uma razão para morrer e oferecer-se em sacrifício, mas se sacrificam pela terra, para que a terra pertença um dia ao super-homem”.
    Seria bom que fosse do homem forte que conquista sua liberdade após encontrar seu lugar dentro de uma sociedade justa para todos. 
    “Falar-lhes-ei do mais desprezível que existe, do último homem”.
    Este último individuo fraco que ainda somos, este ente ser coisa, objeto, peça a ser sacrificada para saciar a sede de suor e sangue dos poderosos, mas satisfeito com as promessas de vida eterna e de vingança no por vir, é deste ultimo individuo que precisamos nos livrar, pois é este que se corrompe ao conquistar o poder e tornar-se poderoso.
    Este conceito não é meu, pode nos conduzir ao super individuo que respeita e é respeitado, que luta até a morte para fazer com que a justiça promova a paz, sem omitir-se diante das injustiças, da corrupção, da miséria, das doenças curáveis que matam a todos, da fome e da sede que ameaça a paz, mas antes de lutar este individuo precisa libertar-se das correntes que o mantém ignorante e controlado.
    Se voltarmos no tempo poderemos perceber que desde o inicio os intelectuais, religiosos e filósofos procuraram estabelecer critérios para o comportamento do individuo em particular, com consequências sobre os conceitos socioculturais, enquanto outros estudiosos se desviaram do individuo e passaram de forma equivocada a combater o poder, entre os registros deixados encontramos muitas referências e orientações sobre como deve comportar-se o individuo em particular para o seu próprio bem e da sociedade de forma sistêmica.
    Todos os filósofos deram maior ou menor enfase aos temas relacionados com o individuo e com o poder, assim os critérios relativos ao caráter bom ou mau do individuo foram muito bem estabelecidos, bem como os princípios morais que as leis exigem foram sendo definidos, enquanto isso o contexto sociocultural que sempre impediu o individuo de ter liberdade, justiça e paz, passou a ser o alvo das ações, constando-se que era o poder nas varias  formas e maneiras de ser exercido o responsável tanto pela ignorância do individuo como do contexto sócio cultural, o que levou a elaboração de estratégias para se alterar a estrutura do poder e resgatar o individuo da sua situação, mas o combate contra a nobreza e o clero, depois contra a burguesia e as religiões demandou muito trabalho e o indivíduo, servo e depois proletário, mais uma vez esquecido, estava despreparado para assumir o poder e em todo mundo o individuo no poder ao revelar o seu caráter expõe a sua ignorância e total despreparo para realizar as ações necessárias para mudar o contexto sociocultural, contribuindo para permanecermos com os mesmos problemas de miséria e barbárie de séculos atrás, uns com tanto e outros sem nada, (afinal não precisamos almoçar e jantar mais de uma vez por dia e nem usamos duas calças e duas camisas ao mesmo tempo), ninguém precisa de tanto a não ser que tenha algum problema psiquiátrico.
    O grande combate que precisa ser travado por todos sem exceções é o resgate do individuo da sua condição de ignorância útil, mas para isso todos precisariam abrir mãos de alguns privilégios, entretanto os princípios morais que as leis exigem em nosso país são quebrados tanto pelos legisladores como pelos tribunais, com reflexos socioculturais desastrosos, pois as ações do individuo, do grupo, do povo e da nação, são espelhados em seus lideres, com isto um líder corrupto também é corruptor ao influenciar o comportamento de seus seguidores ignorantes, sejam ricos ou pobres, pois a ignorância não conhece a pirâmide social e esta em todos os seus degraus.
    Um movimento sociocultural capaz de mudar a nossa realidade precisa rever se os conceitos que devem nos orientar, coincidem com aqueles que aplicamos em nossas próprias atitudes e se os indivíduos transitórios que ocupam os cargos dos poderes políticos, assim como os religiosos e a mídia patrocinada seguem os princípios morais que seus cargos e as leis exigem, precisamos rever alguns conceitos, reafirmar outras e eliminar uma porção deles, precisamos ter coragem e força para confrontarmos todos os conceitos socioculturais, denunciando tudo que se oponha a justiça e paz, atacando sem medo os poderes corruptos e corruptores do nosso país.
    Este conceito não é meu, eu não aceito este conceito, mas eu aceito outros conceitos como na proposta de Kant, sobre uma lei moral universal que ele chamou de imperativo categórico, na qual defendia que o individuo deve agir segundo a máxima que pode, ao mesmo tempo desejar como uma lei universal, tais como não mentir, não quebrar uma promessa, entre outros valores morais.
    O caráter sociocultural do individuo ou o caráter do meio é o seu caráter moral baseado nos costumes de cada lugar que produzem a moral que as leis exigem, este caráter sociocultural precisa ser confrontado com o caráter determinado por Deus para cada um de nós baseado na perfeição dos Seus preceitos. Baruch Spinoza estabeleceu um conceito sobre a maldade, o pecado e o mal, no qual considerou que aquilo que parece mal só percebemos assim por que nos falta a compreensão para enxergarmos o quadro maior, o todo, a cadeia de causas que tornam os eventos parte necessária da realidade divina, que Deus age de formas misteriosas. Para tornar-se livre o individuo deve refletir de forma racional para libertar-se da ignorância e compreender a rede de conexões que liga todas as coisas em uma só, que eu considerei ser uma rede sistêmica de relações. Frederick Wilhelm Schelling  descreve a reconciliação do subjetivo com o objetivo como unidos em um só como partes da mesma abrangente verdade aspectos do Absoluto (o novo ser). Kant considerou que os fenômenos apresentados a mente do individuo podem ser completamente conhecidos, mas por trás dos fenômenos (objetivos), das aparências, existe o que ele denominou de númenos (subjetivos) que estão inteiramente fora e além de toda e qualquer concepção deste individuo e isto é inevitável. Arthur Schopenhauer considerou que o eu subjetivo só nos é revelado no mundo dos fenômenos, então ele não pode ser o que constitui nossa essência real (aquela que é uma coisa em si), revelada ao individuo pelo self subjetivo de maneira imediata (tal como sente) e não conceitualmente.
    Os conceitos corretos devem estar no centro das atenções e intenções de todas as redes socioculturais, pois o povo encontra-se cansado das atitudes dos políticos corruptos do nosso país, dos juízes que libertam políticos ladrões e punem severamente o individuo comum usado pela corrupção política dentro de um mesmo processo, de religiosos ladrões e da mídia patrocinada mentindo e/ou omitindo. 
    O individuo precisa dos conceitos sobre o amor, a ética, o respeito e os direitos humanos, que devem ser ensinados e ao mesmo tempo exigidos até a morte se necessário for, pois a justiça em varias regiões do Brasil já esta sendo feita pelas as próprias mãos, é o povo resolvendo aquilo que os corruptos dos poderes instituídos não tem interesse em resolver, não sendo por acaso que o nosso país está no décimo primeiro lugar entre os países mais violentos do mundo, se os conceitos corretos não forem ensinados e exigidos do individuo em toda sociedade, esta situação vai persistir, sendo este individuo quem vai ocupar os postos vagos destes poderes quando os outros ocupantes apodrecerem, precisamos quebrar o ciclo vicioso no qual estamos presos, devemos agir com uma violência extrema contra aqueles que nos matem prisioneiros, sabemos quem são eles, são os representantes corruptos dos poderes políticos que a todo instante são flagrados roubando, são os políticos que não sabem de nada sobre as atitudes de seus comandados, são os responsáveis pelos prejuízos que o patrimônio publico sofre pela corrupção dentro dos ministérios e secretárias do governo, mas nenhum presidente sabia de nada, parece que o nosso país não tem leis, mas tem leis sim, parece que não tem quem faça com que a lei seja cumprida, mas tem sim, é a policia federal que esta desaperelhada e lenta, enquanto o ministério publico federal deveria proteger o povo, parece ter se esquecido desta tarefa, por que a petrobrás foi desmantelada pelos governos do PT e nada acontece de fato, apenas boatos e mais boatos, o PT esta comprando as penas dos condenados no processo do mensalão e ninguém faz nada, diante destes e de tantos outros crimes sem solução o povo sofre.
    O individuo em formação no Brasil segue sendo estimulado a ser um corrupto canalha , bem sucedido e milionário, como aqueles cínicos que aparecem o tempo todo na mídia patrocinada ou não, servindo como exemplos da impunidade e de sucesso, bastando dizer que não sabia de nada, ou que não tem nada a declarar, ou que tudo deve ser investigado, ou que são apenas boatos e boataria, mas os corruptos vão e vem. saem e voltam, pois o povo ignorante e refém das esmolas, vota por medo de perder aquilo que por direito lhes pertence por lei, pois a constituição determina que todos tem direito a saúde, que é o bem estar físico, mental e espiritual, mas com tantos crimes políticos e com tanta impunidade que o povo já não acredita mais na nossa constituição, pois parece que ela foi rasgada pelos integrantes dos poderes políticos no Brasil, em todos os poderes percebemos que os interesses determinam os caminhos a serem tomados, no legislativo os acordos normais em uma democracia virou moeda de torca, pois no congresso a aprovação de um projeto de interesse do governo é trocado por um cargo publico ou outras vantagens, enquanto no judiciário as leis passaram a ser interpretadas por serem ambíguas e subjetivas, assim até mesmo um juízes do supremo tribunal federal discorda e desconfia  do outro, já o executivo não executa, apenas promete e as vezes inaugura obras que não existem, atualmente tanto os projetos como os programas prometidos pelo PT ficaram apenas nas promessas, mas promessa é promessa.
    Afinal quais são os conceitos do nosso povo, quem é o povo brasileiro, quem é o individuo que o Brasil escola esta formando, quais são os hábitos, costumes e comportamentos que formam a linguagem do Brasil e do seu povo, sabemos que existe muita coisa errada em nosso meio e que isto tem perpetuado a miséria e a barbárie que afeta indiretamente a todos, mas que afeta milhões de brasileiros diretamente e os torna reféns de políticos corruptos com seus programas de esmolas e sem a contrapartida de uma estruturação sociocultural mais justa, para ocorrerem mudanças precisamos ser firmes e lutarmos contra tudo aquilo que identificamos como errado entre os conceitos socioculturais que norteiam cada decisão que nos afeta, precisamos identificar e separar muito bem se aceitamos um conceito, ou se este conceito não é meu.             



        
           

    Lidia.









    COGNIÇÃO 1
    acrescentar : o sistema gravitacional


    NAÇÕES DOMINADAS transferida
    As  nações do mundo se encontram dominadas, controladas e loteadas, a grande maioria delas fazem parte da ONU, neste caso obedecem as decisões do conselhos de segurança e as diretrizes relacionadas a economia, saúde, educação, entre tantas outras, mas de fato, percebemos que existem formas diferentes de controle que a ONU de certa forma permite e até mesmo estimula de forma leniente e imoral, pois uma organização com suas características deveria declarar guerra contra todas as nações que invadem outras ou quando parte da população de um país entra em confronto com uma minoria ou mesmo contra parte do povo, situação que o mundo assiste impotente em varias regiões e sem entender bem por que, entre os países que mais sofrem neste momento podemos destacar as nações da região da antiga Iugoslávia, da antiga União Soviética, do Oriente Médio, Africa, Azia entre outras regiões do mundo que sofreram ou sofrem com a ameaça da anexação ou que foram anexados como o Tibet pela China, mas qualquer ameaça a soberania de uma nação é uma violência seja ela realizada de forma pacifica ou através da força, até ao lidamos com lideres de regimes totalitários e mesmo quando o povo inocente morre vitima das lutas internas promovidas por facções em busca do poder, os cuidados devem ser redobrados para que não ocorrer a troca de uma situação ruim para outra pior, as interferências ou as não interferências muitas vezes ocorrem apenas para serem defendidos e mantidos os interesses do poder econômico. Ao iniciar um conflito novo aqueles em curso passam para o esquecimento, assim como nos casos da Síria, Afeganistão, Iraque, Somália, Coreias, Chechenia, Iugoslávia, esquecidas em razão dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, situação tratada com muito cuidado pela União Europeia que depende do gaz da ameaçada costa leste da Ucrânia e da região em disputa clara, a Crimeia, os interesses econômicos permitem que um país atingido cruelmente por Stalin e por Hitler seja ameaçado pelos russos novamente, apesar da tolerância que permite a convivência, as cicatrizes do genocídio a que foram vitimas os ucranianos não pode ser esquecido, sob pena de se repetirem em pleno século XXI novas atrocidades. Ao final de uma certa tensão a Rússia anexou a Crimeia e isto é um fato, apesar da ONU ter garantido proteção se a Ucrânia entregasse o arsenal nuclear em que encontrava-se em seu território para a Rússia, a Ucrânia acatou o acordo, mas percebemos que esta ONU que ai está só tem poder contra os fracos, pois a falta de reações leva a Rússia a querer investir contra outras nações.
    Este pensamento revelado por Aleksandr Dugin aliado político do presidente Vladimir Putin, chamado por eles de neoeurasianismo, não representa outra coisa senão uma redefinição das fronteiras Russas, condição que do ponto de vista geográfico não tem sentido, mas do ponto de vista geopolítico deve ser considerado, a URSS por ter dominado e controlado varias nações, por longo tempo, impôs sua linguagem ao expandir seu domínio enviando gradualmente o povo russo para ocupar estas regiões, fatos que no momento determinam que em algumas regiões a situação seja a mesma que encontramos na Ucrânia, onde o povo de origem russa é maioria, portanto de certa forma estes são pontos efervescentes onde os conflitos emergem naturalmente, mas não podemos aceitar os fatos ocorridos na Ucrânia sem uma enérgica reação mundial, entretanto a situação exige uma solução, neste caso devem ocorrer trocas ou acordos compensatórios para todos, assim sendo todos poderão ser acomodados de forma pacifica, mesmo que tenham que dividir o mesmo espaço geográfico, mas nunca desconsiderando e desprezando o povo que já sofreu uma invasão, uma dominação cruel e que merece respeito e compensações, nunca a subtração da sua identidade sócio cultural, geográfica nem de sua liberdade, pois sem acordos políticos teremos a guerra.  
    O mundo precisa de ordem, precisa de paz, para isto precisa acabar com os equívocos e com as injustiças decorrentes da ganância e da ignorância de políticos corruptos que comandam interesses particulares de grupos econômicos em seus países, mesmo que para isto promovam a morte de inocentes, acabar com as ações de religiosos ignorantes operários do mal que na defesa de seus dogmas e doutrinas estimulam a violência contra a liberdade, afastando assim todos os povos do Deus verdadeiro, do bem, precisa acabar com a mídia controlada e patrocinada pelo poder econômico que veicula apenas as noticias espetaculares e novas desgraças, promovendo assim o esquecimento em relação aos conflitos e genocídios não solucionados, tal como ocorre nas regiões citadas.
    Na América do Sul o povo de várias nações vive sob regimes indiferentes as suas necessidades, geralmente são políticos a serviço de seus interesses particulares e do poder econômico, entre estes países estão alguns membros do esfacelado Mercosul, Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela, países onde o poder executivo esquece do seu próprio povo para alimentar o povo e o regime de Cuba, com isto estes países se encontram em sérias dificuldades financeiras e convivendo com a instabilidade social.
    No Brasil e na Venezuela a situação esta pior por vários motivos, os problemas econômicos, a corrupção, a impunidade, a injustiça, a ignorância do povo e dos seus representantes, a mídia patrocinada a serviço do poder, as religiões omissas, são fatores determinantes para a estagnação destas duas nações, apesar do Brasil ser economicamente muito maior que a Venezuela, sofre influências destes países que nem sequer consegue alimentar seu próprio povo, já é o momento de repensarmos os rumos do Brasil pois na direção em que vai, todos afundaremos, infelizmente os políticos corruptos continuarão a viver do sangue e suor dos brasileiros.
    Em recente episodio politico surgiu uma proposta de uma democracia representativa ou direta, nos moldes da antiga Grécia onde o povo participava diretamente das decisões, este fato se deve a falta de confiança que a população brasileira nutri em relação aos políticos eleitos para representa-la no que se chama democracia representativa indireta, criada em virtude das dificuldades de mobilização popular toda vez que as demandas exigissem decisões, entretanto, o problema vai continuar pois o povo mantido ignorante, mal consegue entender o contexto geral, pois não tem acesso a informações corretas, não podemos aceitar uma democracia direta nos moldes da Venezuela, país que como o Brasil entre outros vivem a sombra do regime cuba, que inspira o PT através dos seus lideres a aproveitarem sua maior representatividade para passarem medidas politicas que pouco interessam ao povo brasileiro, se esta democracia representativa viesse para acabar com as ações danosas do congresso em relação aos anseios do povo, seria maravilhoso, mas conhecendo os lideres do PT e dos outros partidos políticos do Brasil, o mais provável é que nosso povo humilde e ignorante continue a ser desrespeitado e enganado, pois precisamos de reformas politicas e tributárias urgentes para podermos voltar a ter paz, o povo não quer mais ser enganado e roubado, pois revela em as reações violentas o começo de uma revolta popular generalizada.

    VIOLÊNCIA E JUSTIÇA transferido
    Petismo compra as penalidades dos condenados do mensalão e faz isto arrecadando dinheiro do povo para o pagamento do dinheiro roubado do próprio povo que assim paga duas vezes, só falta mandar um militante fanático para ocupar o lugar dos políticos criminosos que foram para a cadeia, apesar de já terem aparecido voluntários, esperamos que a justiça brasileira não aceite embora esta fosse uma situação comum em nosso país em regiões dominadas pelo coronelismo, onde o povo ainda vive sob o domínio do cabresto, mas o mais incrível é que em relação ao pagamento o judiciário não está se opondo como deveria, apesar desta situação ser contraria a lei, o normal é não aceitar um dinheiro de origem duvidosa que com certeza não pertence aos condenados, este dinheiro é tão sujo quanto quem doa e quem aceita, mas fazer o que? A situação dos integrantes do judiciário no Brasil que já era muito questionável, piorou muito com o perdão concedido pelo supremo tribunal aos condenados por formação de quadrilha no processo do mensalão, isto é possível por que cada juiz entende a lei de acordo com as suas conveniências.
    Acostumados com a indiferença dos poderes o povo pouco reage contra a violência que sofre a partir destes poderes articulados, politica, religião e mídia patrocinada, quando esboça reações, sofre maior violência ainda, pois somada a precária situação social do nosso país, o povo sofre cada vez mais com as ameaças de violência da força do aparelho repressor do estado totalitário no qual vivemos que é comandado por todos os indivíduos que dominam esses poderes, mas que se acovardam e agridem o próprio povo ao se sentirem ameaçados dentro de sua zona de conforto temendo perder seus benefícios ilegítimos, uma vez que fazem uso do dinheiro publico em beneficio próprio.
    Considero tal comportamento por parte destes poderes um ato de violência a ser revidado, não sendo infelizmente nas urnas, pois o povo vota em candidatos, cartas marcadas, sempre os mesmos, escolhidos pelos partidos que normalmente albergam muitos corruptos, assim sendo esta conversa de resolver através do voto é mentirosa e já está cansando a maior parte do nosso povo, o voto em nosso país não muda nada há muito tempo e o fato de ser obrigatória opõe-se ao estado democrático de direito no qual os poderes políticos afirmam que vivemos, assim sendo, não somos de fato livres, pois o voto deve ser uma opção livre em um regime democrático.
    Existem algumas iniciativas boas contra a corrupção, uma delas é através da internet, onde todos nós podemos saber o caráter de cada candidato aos cargos políticos, mas, infelizmente, como disse o juiz Luiz Roberto Barroso ao presidente do supremo tribunal federal o juiz Joaquim Barbosa em recente sessão do mensalão, "meu voto vale tanto quanto o seu", percebemos assim, que o voto de fato não resolve a situação, mas pode piorar.

    O JORNALISTA É MÁRTIR DE QUEM transferido
    As manifestações de rua em todo o mundo normalmente envolvem a violência, mesmo aquelas que fazem parte das tradições culturais, pessoas se manifestam, contentes e/ou descontentes se manifestam, o equilibro de cada um de nós no tempo e no espaço é instável, portanto de um momento para o outro uma manifestação pacifica pode mudar para violência.
    A insatisfação do do povo em geral e de setores específicos da população podem ser coincidentes ou não, assim ao nos depararmos com uma movimentação popular, varias revindicações estarão na pauta do movimento, seja de protesto ou não, e mesmo que uma bandeira esteja hasteada em frente a multidão, bandeiras menores acompanham a marcha assim como sentimentos bons e maus, mas quando o povo se manifesta, principalmente aqui no Brasil, é por que esta gritando por socorro, punir este povo com mais violência ainda, certamente não será o melhor caminho.
    A violência sofrida pelo povo brasileiro ao longo de séculos, decorre da falta de um governo preocupado de fato com o povo, um grupo de pessoas que representam a escoria da nossa sociedade faz tudo em beneficio próprio e esta situação vem desde do Brasil colonia, persiste até hoje, mas piorou bastante com ascensão do PT ao poder, por que após vários anos de derrotas eleitorais as lideranças do partido se comprometeram com os patrocinadores que agora cobram os favores concedidos, o PT comporta-se tal como os outros partidos, mas usa uma estratégia perversa ao mentir para o povo quando faz promessas que jamais cumpre chegando a inaugurar obras que se quer existem, mas isto não resume os problema que o povo enfrenta que são muitos, mas por sorte o PT, tal como outros partidos poderosos vai cair em desgraça e seus lideres serão esquecidos como tantos outros já foram.
    O problema se grave ainda mais, uma vez que os poderes, politica, religião e mídia patrocinada, articulados em torno da manutenção deste estado corrupto e do domínio que exercem sobre a nação, em busca deste objetivo, exploram os fatos de acordo com aquilo que convém para este fim, de forma sincronizada e premeditada, agem contra o povo desprotegido, desprezado, roubado, negligenciado, abandonado, usando a violência e como um só corpo, o poder autoritário e indiferente em relação as necessidades e anseios dos indivíduos, dos grupos, do povo e da nação, um poder exercido por pessoas umbelicista que querem tudo para si e através da mídia patrocinada ameaçam o povo personificado na figura dos manifestantes, enquanto os religiosos calados e omissos como de costume, aguardam os resultados dos confrontos para decidir a melhor posição a ser tomada, os políticos por sua vez vivem nababescamente encastelados e cercados de seguranças, determinando as medidas legais a serem tomadas para poderem se manter no poder desfrutando de suas regalias. São estes três poderes que se articulam de forma sistemática e orquestrada para manter o povo em geral na ignorância, manipulado, acreditando em tudo que os poderes divulgam através da mídia patrocinada, não vemos no Brasil um órgão de comunicação de massa que se posicione frontalmente contra estes poderes, só vemos a palavra ser dada para os interlocutores deste poder perverso que comanda nossa nação e mostra os aparatos de segurança a serem usados contra o povo que segue sendo ameaçado de represálias e punições por reagir com violência contra a violência que sofre há séculos destes três poderes. Entre as midias mais ridiculas que ainda tomam os espaços em horarios nobres encontra-se a famosa hora do Brasil que os politicos usam para se promoverem e divulgarem os seus feitos não feitos, este programa deveria ser extinto, mas como serve ao poder persiste apesar da baixa auduência, aguentamos ainda o horario politico cujo tempo dado aos partidos é distribuido de forma tão burra e deturpada, mas aceita pelo TSE, onde alguns partidos dispõem de muito mais tempo que outros, levando o falecido candidato a presidência da republica Enéas Ferreira Carneiro a iniciar o seu tempo de um minuto e quarenta segundos dizendo algumas poucas palavras e sempre ao final dizer rapidamente, meu nome é Enéas e o seu tempo terminava, mesmo assim nas eleições de 1998  recebeu 1,447,090 votos, precisamos mudar. 
    As mortes que ocorreram durante os confrontos entre os manifestantes do povo e as milicias do poder infiltradas por militantes de partidos políticos e até mesmo de torcedores de clubes de futebol, ocorreram em função da violência das pessoas que ocupam os postos do poder, envolvidas com os patrocinadores de seus benefícios e preocupados em se manterem no topo do poder, assim sendo muitos ainda vão morrer nesta caminhada, truncada com armadilhas, obstáculos e violência legalizada contra o nosso povo, roubado e ameaçado com mordaças, violência e morte, já foram muitos os que morreram ou foram feridos.
    A morte de qualquer pessoa deve ser lamentada, pois a interrupção da vida não deve ser motivada pela violência, mas quantas crianças, jovem, e pessoas morrem em função da negligência e crueldade de pessoas que deveriam zelar pela garantia do bem estar destas vitimas da corrupção dos poderes em nosso país, morrem e são feridos manifestantes, policiais, infiltrados, jornalistas, sejam inocentes ou não.
    Não podemos deixar que a morte de um jornalista provocada por um manifestante de rua seja usada e sirva para que os poderes, novamente, através da mídia patrocinada pressione o povo para calar-se diante de tantos desmandos e corrupção, calar o povo diante de programas de governo que não se identificam com as necessidades deste povo, e com mentiras de campanha, pois os jornalista também foram agredidos por integrantes das forças repressoras do governo e de seus aliados, ou será que foram agredidos por engano uma vez que a mídia que ai esta, de fato também faz parte do poder repressor em nosso país, conforme percebemos em suas atitudes de conivência conveniente, precisamos de um pouco mais de vergonha na cara, pois a luta esta só começando, nosso povo está cansado de tanto sacana no poder, de tanta mentira divulgada na mídia patrocinada e também do deus das religiões que nada tem de comum com o nosso Deus verdadeiro.
    Não é justo com o jornalista morto que ele seja transformado em um mártir ou um simbolo de oposição ao movimento das massas populares que a muito pouco tempo estão nas ruas em nosso país, pois ele pode ter sido mais uma vitima de grupos políticos terroristas que incitam seus militantes ou pagam para marginais deturparem os movimentos pacíficos e justo de cobrança de soluções para os problemas que todos sofremos, um movimento de pessoas pacificas que o poder repressor sempre tratou com indiferença e agora usa suas armas traiçoeiras para conter este povo sofrido, armas que são propaganda mentirosa através da mídia patrocinada que por ignorância ou má fé divulga a opinião de quem paga, os políticos que atacam e agridem nossas instituições democráticas com atuações deploráveis em todas as esferas do poder politico, ameaçando o povo com projetos de lei que em ultima analise somente serve para reprimir as manifestações, enquanto as religiões viciadas e iguais, como de costume calam-se, o jornalista foi morto pelo sistema de poder corrupto que precisa acabar em nosso país, mas faltam dois pontos importantes em nossa nação, falta aos nossos representantes a honestidade e força para a justiça detê-los.
    Não podemos perder o respeito devido ao nosso povo e aos mortos, vitimas de pessoas que ocupando os cargos do poder, destroem os sonhos e a alegria do nosso povo que aos poucos esta sendo conduzido as ruas para lutar contra todos os alvos que identifica como possível responsável pela sua situação de abandono, seja carros em concessionárias, vitrines de lojas, bancos, edifícios públicos, patrimônios públicos e privados entes que para elas refletem a exclusão a que estão sujeitas, impostas pelos poderosos que não devem aparecer nas ruas por serem covardes e por saberem da sua responsabilidade por tudo que o povo sofre, enquanto se divertem e gastam o dinheiro publico da forma que bem entendem, os excluídos são pessoas que em virtude da ignorância mau conseguem definir seus alvos, mas sabem onde doí, a fome doí, a pobreza doí, a indiferença doí, a doença curável que mata um filho doí, a violência doí e a violência tem origem e a origem de toda a violência emana dos poderes políticos, das religiões e da mídia patrocinada articulados. Doí a morte de qualquer pessoa em função da violência, doí vermos que uma atitude irresponsável de jovens provocou a morte de uma pessoa inocente, aquilo que deveria ser considerado uma fatalidade, apesar de ser um crime de fato, querem transformar em um crime doloso, quando há a intensão de matar, como se os jovens tivessem mirado o aparato, no caso um rojão, para atingir premeditadamente uma pessoa e para mata-la, é assim que os poderes, principalmente a mídia patrocinada procura revestir esta situação, usando elementos subjetivos e emocionais, passando, em um tipico jogo de cena a cobrar das autoridades medidas para coibir-se uma violência programada, dando desta forma orquestrada a oportunidade para os poderes políticos ameassarem o povo com prisão e repressão violenta através de novas leis, infelizmente são leis com os mesmos princípios subjetivos que possibilitaram a alguns políticos corruptos terem suas penalidades aliviadas pelos juízes que os julgaram, apesar de merecerem penas maiores pelo fato de terem roubado a saúde do seu próprio povo que morre, vitima da mesma situação que tem gerado as mortes nos movimentos de protestos populares, deveriam usar as leis que já temos no Brasil e que são boas, mas se fossem corretamente usadas puniriam de fato as pessoas corruptas que ao ocupar postos dentro das instituições governamentais destroem as esperanças do povo.
    Existem leis que obrigam cuidados e em certas situações o uso do bom senso, como são as medidas de proteção para os jornalistas e as equipes que cobrem as manifestações populares ou em situações de risco, mesmo protegidos com capacetes, mascaras contra gazes venenosos e/ou tóxicos, coletes a prova de bala entre outros recursos apropriados, podendo ser mais facilmente identificados tanto para serem poupados como para serem atacados, os jornalistas ficam expostos e ainda sofrem pressões de todos os lados, da mídia patrocinada para filmar ou registrar aquilo que for conveniente ao patrocinador (patrãocinador), dos manifestantes, dos responsáveis pela segurança que são na maior parte das vezes repressores, dos canalhas covardes e arruaceiros infiltrados que são pagos pelo poder, para desvirtuar os objetivos pacíficos e justos dos movimentos populares que cobram apenas aquilo a que tem direito, finalmente o jornalista sofre pressões de suas próprias convicções, sendo atacados e mortos por indivíduos a serviço dos interesses corporativos de pessoas corruptas que defendem apenas sua posição dentro da hierarquia transitória dos poderes, politica, religião e mídia patrocinada.
    Dividido entre aquilo que de fato acredita e aquilo que é obrigado pela mídia patrocinada a falar, mostrar, escrever, enfim revelar, o jornalista tendo ou não a noção de que está sendo mentiroso ou correto, sofre ainda pressões dos seus conceitos emocionais que envolvem seu pequeno mundo particular, representado pela sua família e amigos, além das suas necessidades e sonhos que podem desaparecer por uma fatalidade em meio a multidão, mas não merece, após a morrer, ser usado contra o povo do qual faz parte e ama, portanto o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade merece respeito.
    As manobras dos poderes políticos que de fato não se entendem, podem trazer de volta as mesmas leis de repressão que caracterizaram os atos institucionais que reprimiram o povo brasileiro durante o período dos governos militares de 1964 até 85, o Brasil não pode voltar a esse regime de exceção, uma situação terrível, como esta que assistimos hoje na Venezuela que recebe o apoio do PT, pois o povo daquele país esta se matando nas ruas e sendo morto pelo regime totalitário de terror que tem levado a Venezuela a falência, onde a classe trabalhadora vem sendo agredida pelos beneficiados dos programas de esmola daquele país.
    A falta de respeito ao povo e as instituições na América latina, chegou ao ponto no qual os representantes de varios países. dentre eles o governo brasileiro, alinhados ao totalitarismo cubano que representa o mais arcaico regime de exploração do povo, o comunismo falido de cuba no qual se espelham e ao qual financiam como se lá de fato existisse alguma coisa politica que preste, a não aceitarem mais a interferência da Organização dos Estados Americanos na crise da Venezuela, pelo visto, somente a loteada ONU poderá dar alguma solução para os crimes destes populistas latino americanos, ou o povo derruba de vez o Maduro ou ele acaba apodrecendo no poder como o Chávez e outros cancerosos do poder, enquanto cuba vende pessoas para trabalhar como escravos, como são os médicos enviados ao Brasil sem direitos e ameaçados com o aval do nosso governo petista que desrespeita os principios universais contidos dna declaração dos dirietos humanos do qual é signatário.
    Devemos cobrar das autoridades leis e punição para os patrocinadores dos vândalos e os arruaceiros contratados para provocar distúrbios e violência que são uteis apenas para promovem ações repressoras e injustas contra os movimentos legítimos que ocorrem em prol das justas revindicações do nosso povo, os poderes articulados, politica, religião e mídia patrocinada devem parar de tratar o povo brasileiro com mentiras e apoiando a corrupção, pois vai chegar o momento em que nosso povo sera morto nas ruas pelo próprio povo que o representa mas precisa saber que os poderosos morrem também, precisam saber que saber é melhor do que sentir na própria pele.                        

    QUEM DIFICULTA A VIDA DO BRASILEIRO transferido
    O foco de todos os países do mundo deveria ser o bem estar do individuo, mas de fato não é isto que assistimos na maior parte dos países, entre os brics o Brasil parece ser aquele que menos se preocupa de fato com o povo, o aumento real do salario e a diminuição dos impostos por exemplo nunca ocorrem de forma a libertar o nosso povo, o que decorre de duas situações perigosas e erradas, uma em função dos programas de bolsas esmolas do governo que complementam a renda das famílias de baixa renda e outra ocorre por que assim o individuo é mantido dependente destes programas por politicas intencionais de caraterística populista, próprias dos políticos brasileiros que são profissionais. Enquanto percebemos a preocupação de governos como da China, Índia e Africa do Sul com o povo, no Brasil e na Rússia as pessoas de baixa renda ainda dependem de governantes que transformam suas obrigações em benefícios que são trocados por votos, assim sendo o povo carente e ignorante aceita as esmolas e vota.
    A distribuição de renda deve ser considerada de forma sistêmica uma vez que segundo a britânica oxfam, as 85 pessoas mais ricas do mundo possuem mais dinheiro que 3,5 bilhões de pessoas mais pobres, uma realidade cruel, mas a atitude de governos como do Brasil ao fazerem sua obrigação tirando milhões de pessoas da miséria absoluta para um patamar melhor, é errada por que faz isto levando a classe trabalhadora para um patamar inferior, de tal forma um trabalha para o outro melhorar de vida, situação injusta para o trabalhador, principalmente por que existe uma saída em nosso país e ela está no combate a corrupção e no controle das contas publicas, como os outros países dos brics estão fazendo ao punir a corrupção, controlar os gastos, as contas publicas e aumentando a produção, assim melhoram a vida do povo que volta a trabalhar e não simplesmente a usufruir dos bens da classe trabalhadora em troca de votos, ao considerarmos a situação da classe trabalhadora sustentando os programas eleitoreiros do governo em nosso país, percebemos que quem dificulta a vida do brasileiro é o próprio brasileiro e em qualquer posição social que se encontre.

    MANIFESTOS DAS SOCIEDADES SECRETAS. transferido
    Um dos problemas que as tradições perpetuam ao longo dos séculos, são as sociedades secretas, ente elas a maçonaria, geralmente estas sociedades secretas são compostas de indivíduos fracos que junta-se para se fortalecerem e aproveitarem as facilidades decorrentes deste relacionamento em detrimento do mérito, as manifestações de repudio que ocasionalmente são divulgadas por integrantes destes grupos de indivíduos, neste momento servem apenas como um desabafo individual ou coletivo, mas são inócuos, desnecessários e por que não prejudiciais, pois tais manifestos desvinculados de ações praticas no sentido de promoverem mudanças no cenário social, não produzem nada de pratico, assim sendo o melhor que as sociedades secretas ou de auto promoção e proteção devem fazer é manterem-se em suas zonas de conforto patética assistindo o povo brasileiro ser abusado por indivíduos corruptos, muitos dos quais fazem parte do conjunto de membros destas sociedades, a maçonaria precisa, assim como outras sociedades secretas, rever seus conceitos, adaptando-se ao novo tempo no qual vivemos, onde as instituições democráticas estão sendo destruídas, assim como a opinião dos membros destas sociedades não mais valem nada por estarem desvinculados de ações, enquanto isto, as tradições aprisionam como sempre o individuo, os grupos, os povos e as nações dentro dos limites controlados pelo poder econômico e seus representantes, politica, religião e mídia patrocinada, todos sem cara, sob o comando do poder autônomo, este. sem cara e sem compaixão.

    PROGRAMAS DE GOVERNO transferido
    No Brasil os programas de governo sempre foram usados como plataformas eleitorais e esquecidos após as eleições, infelizmente nos últimos tempos a situação piorou muito e os programas de governo foram substituídos pela forma de governar, com o PT o poder passou a ser centralizado nas mãos de um conjunto de políticos que ignoram todos os setores do governo e também as instituições democráticas do país, as decisões são tomadas sem o aval dos poderes legislativo e judiciário, das instituições democráticas e do povo, quase sempre culminando em improbidade administrativa que ocorre quando atráves uma função pública violam princípios morais e seus deveres como imparcialidade, honestidade, legalidade, e lealdade as instituições públicas e ao povo, onde o infrator obtém vantagens econômicas fraudulentas no exercício de um mandato ou de um cargo no serviço público, ocorre também quando usa de forma inadequada os bens públicos levando prejuízos ao patrimônio públicos, geralmente em favor de terceiros ou em beneficio próprio, entretanto poucos são punidos e a situação de impunidade transformou este crime em uma pratica recorrente, até a suprema corte do país tem dificuldades para punir os criminosos que aproveitam a fragilidade das leis e dão risadas na cara do povo, os desvios de bilhões de dólares jamais são recuperados e os criminosos passam a viver de uma hora para outra como milhonários sem serem questionados, mas não existe prisão para estes criminosos pois nossas leis que são feitas pelo poder legislativo. No Brasil os políticos corruptos acusados, julgados e condenados são fatos isolados, pois mesmo ao cometerem erros administrativos  que delapidem o patrimônio publico não caracteriza improbidade administrativa, em um caso recente a Petrobras, uma empresa sólida, que já perdeu mais de 50% de seu patrimônio por causa de erros consecutivos e fraudes envolvendo todos os escalão do governo federal, teve como responsável direta a presidente Dilma que presidia a Petrobras na época da aquisição super faturada da refinaria de Passadena que valia 42 milhões de dólares mas foi comprada por mais de 400 milhões, mas agora ela alega que não teve conhecimento adequado do contrato, comportando-se tal como o Lula no episodio do mensalão quando disse que não sabia, com isto a empresa perdeu mais de 1,3 bulhões de dólares em transações inesplicáveis que enriqueceram muitas pessoas que deveriam estar presas, enquanto a presidente Dilma por suas atitudes em relação a esta empresa e pela sua forma de governar, que são muito bem caracterizadas como improbidade administivas, deveria sofrer um processo de impeachment, todos os envolvidos devem ser punidos por terem perdido o respeito por si proprios, fato que percebemos pelo modo como tratam o próprio povo e a coisa publica.
    A forma de governar do PT caracteriza-se por um processo continuo e rapido de deteriorização da sociedade brasileira que gradualmente perde sua identidade cultural em um ambiente no qual faltam recursos para saúde, saneamento básico, educação, segurança, justiça social, entre tantas outras coisas, falta honstidade, enquanto os politicos do país em sua grande maioria abandonaram os programas de governo e adotaram uma forma de governar que nos tem levado ao mesmo patamar de Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Argentina, Bolivia, Equador, países da América Central, da África, entre outras nações que perderam o respeito pelos individuos, povos e nações, enfim o programa de governo do PT é este que tem levado nosso povo a um nivel de ignorância e dependencia nunca visto, metade da população já não pode viver sem as esmolas do governo e lutam para permanecerem assim, votando em grupos de politicos compromissados consigo mesmos que tratam o povo com indiferença, votando e aprovando apenas os projetos de lei que nunca madam nada de fato, o projeto de governo do PT esta claro na sua forma de governar, se resume em escravisar o povo brasileiro, metade já esta dominado pelos programas de bolsa esmola do governo, a outra metada vai sendo consumida pelos impostos que sustentam os corruptos dos poderes politicos, as religiões e a mídia patrocinada.



    ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, transferido
    Com relação ao enriquecimento ilicito, devemos lembrar que a vida é curta e passageira e dela nada levamos a não ser nossa historia construida a cada momento como resultado e consequência das nossas atitudes, assim sendo devemos ter cuidado para que nossas atitudes não resultem em sofrimento para um individuo, um grupo, um povo e/ou uma nação, podemos passar ilesos ao sermos juldados neste contexto imanente, mas com relação ao que transcende o ambiente social, sabemos por que sentimos quando nossas atitudes vão contra os principios morais que as leis exigem, mas as leis dependem da justiça social que também é interpretada por individuos que transitam bem pelos caminhos tortuosos dos interesses pessoais, mas os preceitos de Deus, estes sim devem ser observados pois serão eles que promoverão o julgamento final das consequencias das nossas atitudes e não as leis morais que criamos e que promovem o poder autonomo que a todos busca controlar e destruir. 
    Diz no evangelho de Lucas 6-24 : Mas ai de vós, os ricos, porque já tendes a vossa consolação! Ao interpretarmos tais palavras podemos pensar e entender que ser rico é ruim aos olhos de Deus, mas isto não é verdade, pois o contexto refere-se ao enriquecimento ilícito, como enriquecem políticos e alguns funcionários do setor público nos vários escalões do poder, resultado da corrupção e da improbidade administrava, como enriquecem os religiosos proselitista que roubam dos seus seguidores os bens materiais e a verdade espiritual, como enriquecem os representantes da mídia patrocinada ao omitir a verdade e ao tornar verossímeis mentiras para se manterem bem com os patrocinadores (patrõescinadores). Aproveitem a vossa consolação ricos deste grupo seleto de parasitas insensíveis enquanto o povo morre a mingua e contido pela ignorância, pois vocês vão morrer e apodrecerão na terra como todos, porém sua condenação já esta selada e justificada.


    Olho o mar - Josué Rodrigues  (21) 2714-5152 / 2714-2905 2711-7539 / 2711-7967
    Olho o mar, imenso é o mar,
    O homem não consegue dominar
    Mas para Senhor ele é
    Como uma simples gota de orvalho
    Olho o céu, infinito azul,
    O homem não conhece os seus limites
    Mas o Senhor pode abrangê-lo
    Com um só relance de seu olhar
    Olho para o sol,
    Quando despontando vem
    Com sua luz aquecendo o dia
    Mas o seu brilho não tem
    O fulgor da glória do meu Senhor

    Olho as estrelas, incontáveis são,
    Assim também o Senhor
    Tem bênçãos para ofertar,
    Àqueles que com fé o buscam.


    METAFÍSICA transferido

    Ao sentir além dos sentidos aquilo que emana de Deus, percebido em todos os elementos que compõem a natureza animada ou inanimada, concreta ou abstrata, mas raramente encontrados nas nossas obras, procuramos encontrar conceitos para dar significado a este sentimento, mas ao longo dos séculos os caminhos que tomamos foram tantos que nunca pudemos encontrar uma definição que nos desse ao mesmo tempo o entendimento nem os caminhos para podermos explorar com mais profundidade aquilo que percebemos, sentimos, mas nunca definimos. Tais questionamentos levaram a diferentes conceitos, provocando divisões e determinando os numerosos hábitos, costumes, linguagens, comportamentos, símbolos, signos, arquétipos, sinais, tradições, entre tantos outros termos que definem nossa cultura e nosso ambiente multicultural que se desenvolveu confuso a partir desta busca. Gosto da colocação de Heidegger : qual o direito temos de ainda recorrermos ao titulo metafísica para a determinação deste perguntar que se caracteriza por se movimentar no cerne do conceito. E este perguntar sem resposta decorre do fato de estarmos presos aos conceitos imanentes   
    O sentir além dos sentidos foi motivo, para usarmos diferentes palavras que de fato querem dizer a mesma coisa, metafísica, linguagem, filosofia, transcender, nenhuma delas entretanto, com a elocução capaz de exprimir aquilo que sentimos além dos sentidos, Deus.    

    Filosofia - amigo da sabedoria ou amor pelo saber.
    Metafísica - Meta : depois de, além de. 
                       Física : natureza ou física.
    Elocução - significa exprimir o pensamento por meio de palavras.


    Exibindo image.jpeg

    Nenhum comentário: